Sem categoria

Termômetros registram queda na temperatura, em Catalão

Spread the love

Frio em São Paulo

Depois de longos períodos de calor e escassez de chuva, muita gente nos estados do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste, regiões mais afetadas, já festejam a chegada de massas polares vindas do hemisfério sul, capazes de manter o ar fresco e muito frio dependendo do horário do dia.

Muito diferente de agora, quando os termômetros estão marcando temperaturas amenas e até frio em Catalão, em setembro do ano anterior, por exemplo, imperava a sensação de deserto com a umidade relativa do ar perto dos 10%, e com picos de temperatura girando em torno dos 35°. Muita gente buscou se refrescar como pôde, e as vendas de ventiladores e ares-condicionados bateu recorde na industrial.

Agora, o comércio pode estocar o que não conseguiu comercializar, porque o agasalho será bem mais requisitado. É que as temperatura estão caindo e a população já sentiu essa mudança na pele; literalmente. A mínima de hoje, 08, foi de 15º.

Se antes os sites de meteorologia apontavam altas para Catalão, para os próximos dias os termômetros devem registrar médias em 20º. De acordo com o site Climatempo, os períodos mais frios podem ser agravados pelas chuvas.

Para os próximos dez dias a máximas não devem superar os 26º, com destaque para o dia 13 de maio, quando a mínima poderá chegar a 14º, mas com sensação térmica entre 10º e 12º.

O site mostra ainda que pode chover bastante no dias 10, 11 12, e muito pouco no dia 14. Para os meses seguintes, segundo alguns meteorologistas, o frio deve ficar ainda mais forte.

Toda essa mudança começou com o início do outono, que se deu no dia 20 de março. O último outono-inverno realmente frio no Brasil foi o de 2013, quando ocorreu um número de eventos de neve sem precedentes. Só em agosto de 2013, foram quatro eventos de neve e em um deles nevou de forma generalizada no Sul. Voltou a nevar em Curitiba, o que não ocorria desde 1975.

 Por: Gustavo Vieira