Sem categoria

Cidadãos cobram prudência dos vereadores que abandonam ou faltam a sessões da Câmara sem justificativa

Spread the love

2015-04-28 16.18.16

As sessões da Câmara Municipal de Catalão acontecem comumente às terças-feiras, e apenas cinco vezes durante cada mês. Mesmo assim, o que muito se vê nas reuniões legislativas, impreterivelmente, são os vereadores abandonarem os encontros sem justificativas ou argumento convincente para tal.

Além das faltas que também são muito comuns os R$ 8.268,89 de salário pago mensalmente para cada um dos 17 vereadores, pode não ser merecido quando visto que em toda sessão muitos deles simplesmente escapam pelas portas dos fundos do prédio “como um rato”, diria Tadeu Schmidt, apresentador do programa dominical Fantástico.

Elciane

A reportagem foi às ruas consultar os cidadãos sobre esse descalabro e muitos disseram não saber que isso vem ocorrendo. A vendedora externa, Elciane Rodrigues, disse não ter gostado da informação e aproveitou a entrevista para reivindicar seus direitos. “Eu acompanho tudo o que eles fazem através da mídia e eu acho isso uma absurdo. A gente vota neles para eles cuidarem da cidade que está uma calamidade. É inaceitável que eles não cumpram o que foram escolhidos para  fazer, sem contar que é desrespeito muito grande faltar e abandonar a sessões”.

Sebastião

O aposentado Sebastião Costa de Oliveira disse saber que isso vem acontecendo no Legislativo Municipal, e pede que os vereadores sejam justos com o dinheiro do povo. “Minha aposentadoria é de só um salário mínimo (R$ 788,00) por mês, trabalhei a vida toda para ganhar essa miséria e eles com todo esse dinheiro fazem isso?! Os vereadores deveriam honrar o compromisso que eles têm com a população”, contou.

José

José Veríssimo, inspetor de pátio de uma escola particular, observou que a população é quem deve cobrar para impedir que isso continue acontecendo. “Eu costumo ir à Câmara e já vi isso, só que o eleitor é que não pode permitir essa pouca vergonha. Tenho certeza que se as pessoas exigirem que eles não façam isso, porque é nosso direito, as coisas vão melhorar.”

Em Catalão, o regimento  interno da Casa de Leis do município não obriga que cada vereador justifique sua falta ou a “necessidade” de sair de qualquer reunião antes do seu término, apenas reza que não podem faltar a um terço dos encontros no ano sob pena de perda do mandato.

Por: Gustavo Vieira