Jardel Sebba pretende criar três secretarias para começar operar no início de 2014
O prefeito de Catalão, Jardel Sebba (PSDB), quer criar três novas secretarias: Habitação e Assuntos Fundiários (Sehaf); de Ciência, Tecnologia e Informação e também Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – essa que partirá da divisão da Secretaria de Educação do município.
O fato de essas três novas pastas não terem orçamento previsto para esse ano não preocupa o administrador da cidade que enviou os Projetos de Lei em caráter de urgência para a Câmara de Vereadores de Catalão. Eles foram aprovados por unanimidade – pelos 17 edis – na última semana de setembro.
Aprovados, os projetos partem para homologação do prefeito e mesmo que os nomes que vão ocupar essas pastas sejam anunciados muito em breve, os futuros bem remunerados secretários poderão assumir os postos no início do ano que vem; assim prevê Jardel.
Cada nova pasta irá, obviamente, tratar dos assuntos e interesses a ela competidos. Reduzir o déficit habitacional de Catalão será tarefa da Sehaf, bem como a regularização fundiária de lotes sem escrituras e ainda aplicar os programas como o Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.
A secretaria de Ciência, Tecnologia e Informação será vinculada às repartições de mesma atribuição em nível estadual e federal, e a Secult terá que atender da melhor maneira possível as manifestações artísticas, culturais e folclóricas que são diversas em Catalão e até então pouco assistidas pelo governo municipal.
Considerando que cada secretário ganha mensalmente R$ 11 mil além dos gastos operacionais dessas ramificações administrativas, os custos em longo prazo podem ser elevados demais e pouco eficazes na obtenção de sucesso.
Mesmo assim a criação de subdivisões administrativas é válida, ao passo que digna de ser observada de perto.
Por: Gustavo Vieira com informações da Secom – PMC