Sem categoria

Continua em Catalão o serviço de vacinação contra o HPV em meninas de 9 a 11 anos

Spread the love

vacinação

O município de Catalão continua oferecendo doses da vacina contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos. O trabalho acontece em conjunto com a campanha nacional de imunização contra o Papiloma Vírus Humano (HPV).

O público alvo deve procurar o quanto antes uma das Unidades Básicas de Saúde do município, ou também as escolas públicas municipais para receber a vacina. A prevenção impede o surgimento do câncer de colo do útero, um dos mais mortíferos em todo o mundo.

Além das meninas de 9 a 11 anos, mulheres vivendo com HIV de até 26 anos de idade também terão acesso à imunização. Isso porque esse grupo tem até cinco vezes mais chance de desenvolver câncer de colo do útero.

Luciana Martins, coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, contou que o esperado é vacinar cerca de 2 mil meninas em Catalão, distritos e zona rural. “Para isso contamos com a colaboração dos pais, que precisam permitir a vacinação ou levá-las até um ponto para receber a dose”. Ainda não foi levantado a quantidade de garotos atendidas até agora, mas ao que se sabe o número não é satisfatório.

Saiba mais

Para garantir a eficácia, cada menina deverá tomar três doses da vacina. A segunda, seis meses depois da primeira e a última, cinco anos após a primeira.

Meninas que tenham tomado só a primeira dose no ano passado podem aproveitar para tomar a segunda dose agora.

Para receber a vacina, a garota deverá apresentar cartão de vacinação e documento de identificação em um dos 36 mil postos de vacinação distribuídos pelo país.

Por: Gustavo Vieira