Sem categoria

Acupuntura será implantado no hospital municipal de Ouvidor

Spread the love

acupuntura_-_Andrey_Popov_Shutterstock

Além dos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de Ouvidor na área da Saúde, como os assistências, médicos, fisioterápicos e outros, o governo daquele município deve implantar o projeto Acupuntura Cidadã, que é mais uma opção de terapia para tratamento de várias patologias.

Dentre as vantagens destaca-se a capacidade de estimular reações fisiológicas como a ativação do sistema imunológico, controle de ansiedades e distúrbios do sono, o aumento do limiar da dor, maior irrigação sanguínea e o tratamento das doenças tidas como os males modernos. “O investimento é de baixo custo e o serviço é muito simples. Só falta adquirir alguns equipamentos para começarmos a atender aqui mesmo no hospital”, contou a diretora do hospital municipal [Santo Antônio] de Ouvidor, Maria Elvira Nascimento Amorim.

Ela acrescentou que esse atendimento, além de visar que a vida dos pacientes melhore significativamente, também deve propiciar a redução no uso de medicamentos especialmente em idosos.

Um pouco estranho, mas já muito comum, a acupuntura vem sendo usada cada vez mais no serviço de Saúde Pública no Brasil. Foi o que assegurou a fisioterapeuta Adriana Caixeta, uma das responsáveis pelo projeto.

Especialista em Medicina Chinesa, a profissional contou que a acupuntura pode e muito ajudar nas patologias de ordem psíquica, aquelas em que a terapia alternativa melhor se aplica. “A acupuntura é uma técnica antiga que objetiva diagnosticar doenças e promover a cura pela estimulação da força de auto-cura do corpo. E esse processo se dá pelo redirecionamento e equilíbrio de energias, do campo magnético que todos nós temos. Quando estamos doentes, essa barreira de proteção fica comprometida é e aí que as agulhas podem ajudar bastante. Os métodos são comprovados e seguros”, observou Adriana. Ela lembrou também que existem tratamentos opcionais para aqueles que têm fobia de agulhas.

Ainda de acordo com a direção do hospital, o serviço será disponibilizado a partir do dia 11 maio e a população deverá ser assistida gratuitamente de acordo com sua necessidade.

Por: Gustavo Vieira