Menino com suspeita de dengue hemorrágica precisa de doação de sangue
A criança que deu entrada no Pronto Socorro da Santa Casa de Catalão há cerca de 10 dias com suspeita de dengue hemorrágica, foi transferida no início da semana para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT) de Goiânia, onde recebe os devidos cuidados.
Samuel Alves da Silva, de 4 anos de idade, tem quadro estável no momento tendo passado por fases severas de muita perda de sangue por quase todos os orifícios de seu corpo. A informação foi repassada pela avó do garoto, Celma de Fátima da Silva.
“O problema dele, mesmo mostrando recuperação, merece total atenção. O tratamento agora é só à base de plaquetas [sanguíneas] e por isso peço a doação das pessoas para ajudá-lo”, contou Celma. O tipo de sangue do menino é O Positivo.
A mulher reclamou ainda de falta de informação tendo os médicos de Catalão confirmado que o menino estava com dengue hemorrágica, e os de Goiânia descartado essa possiblidade em seguida. “Eu ainda não tenho laudo nenhum que ateste o que ele tem, mas graças a Deus ele está se recuperando.”
Foi repassado pela direção do Hemocentro Regional de Catalão (Hemocat) à reportagem, que o estoque desse grupo sanguíneo está em falta na unidade. De acordo com Celma, seu neto precisa de 4 a 5 bolsas de sangue.
Celma e a direção do Hemocat convida a população para ajudar Samuel e outros pacientes que também precisam de transfusão de sangue. O hemocentro está localizado na Rua Osório Vieira Leite, 78, no Bairro São João. Para mais informações ligue: 3411-3730.
Saiba mais
Plaquetas são células sanguíneas produzidas na medula óssea e que atuam na formação de coágulos de sangue, a fim de impedir uma hemorragia sempre que houver necessidade.
Não somente a contagem das plaquetas são importantes, mas também a sua qualidade. Algumas doenças estão relacionadas à má qualidade das plaquetas no sangue.
Por: Gustavo Vieira