Anglo American e ONG CARE Brasil levam oficinas de educação financeira a 152 jovens e adultos
Programa apresentou em Catalão e Ouvidor (GO) orientação para entender o mercado e até melhorar a saúde financeira
A Anglo American, em parceria com a ONG CARE Brasil, promoveu oficinas gratuitas de educação financeira que contaram com a expressiva participação de 152 adolescentes e adultos nos últimos dois meses. A iniciativa foi realizada em escolas públicas dos municípios de Catalão e Ouvidor e utilizou a metodologia do Ciclo de Aprendizagem Vivencial (CAV), aplicada mundialmente por grandes organizações.
O programa, cujo foco principal foi o público jovem, busca trazer aos participantes a reflexão sobre a necessidade de planejamento, investimentos e utilização de ferramentas gerenciais para melhorar a saúde financeira ao longo prazo. No ano passado, o Serasa Experian constatou em seu último Indicador de Educação Financeira que brasileiros entre 16 e 24 anos possuem baixo nível de educação financeira.
“Oferecer essa visão econômica aos jovens e adultos da comunidade gera oportunidade real para fazer a diferença no futuro porque eles poderão aplicar o conhecimento adquirido não apenas na vida pessoal, mas em prol do desenvolvimento do próprio negócio ou no mercado formal de trabalho”, afirma Patrícia Limeres, coordenadora de Gestão Social da Anglo American. As oficinas com os jovens tiveram carga horária de oito horas, enquanto para as turmas formadas unicamente com os adultos a carga horária foi de 16 horas, pois incluíam outros temas correlatos, como planejamento de aposentadoria, orçamento familiar e investimentos financeiros (CDB, títulos públicos, ações de mercado etc).
Para aplicar o que aprendem, os participantes passam por simulações que começam pela análise do mercado local, seguindo por elaboração de planos de negócio, levantamento das variáveis macro e microeconômicas, possíveis parceiros chaves, principais atividades, proposta de valor, relacionamento com os clientes, canais de relacionamento, fontes de receita e estrutura de custos entre outros.
“Durante as oficinas, os pais e alunos comentavam sobre a situação financeira de suas famílias, e como iriam controlar e reduzir os gastos, a fim de formar uma poupança e viver com maior segurança”, lembra o representante José Cláudio Barros da ONG Care Brasil.
Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa global e diversificada de mineração que fornece as matérias-primas essenciais para o desenvolvimento econômico e a vida moderna. Nossas pessoas estão no centro do nosso negócio. São as nossas equipes que usam as tecnologias mais avançadas para encontrar novos recursos, planejar e desenvolver novas minas, minerar, processar, transportar e comercializar nossos produtos – de produtos a granel e metais básicos a metais preciosos e diamantes (por meio da DeBeers) – para nossos clientes em todo o mundo. Nosso portfólio diversificado de produtos abrange todo o ciclo de desenvolvimento econômico e, como uma mineradora responsável, nós somos os guardiões de recursos preciosos. Trabalhamos em conjunto com os nossos principais parceiros e partes interessadas para transmitir o valor de longo prazo que esses recursos representam para os nossos acionistas, mas também para as comunidades e os países onde operamos – a criação de valor sustentável e fazer a diferença. Nossas operações de mineração, projetos de expansão e nossas atividades de exploração e comercialização estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.
A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, um dos maiores empreendimentos de exploração de minério de ferro em operação no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás e fosfato, com operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP).
Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.
Assessoria de Comunicação