Simecat teme que Mitsubishi comece demitir nos próximos meses
A situação financeira das três montadores automobilísticas instaladas no estado de Goiás, sendo Hyundai (Anápolis), Mitsubishi (Catalão) e Suzuki (Itumbiara), preocupa os seus cerca de 5 mil funcionários.
O fantasma que vem assombrando esses trabalhadores está ligado diretamente à queda na venda de seus veículos. A Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) divulgou os resultados do país nos meses iniciais de 2015. Em janeiro, a queda foi expressiva e apenas 253,8 mil veículos saíram dos pátios das empresas, contra 312,6 mil no mesmo período de 2014 (diferencial de 18,8%).
Em fevereiro, o pior mês, apenas 185.947 unidades foram comercializados. Já em março, 234.681 automóveis foram vendidos contra 240.793 há 1 ano. A diferença de comercialização do primeiro para o segundo mês do corrente ano foi de crescimento de 26,21% , número pouco satisfatório para o mercado.
Como as projeções para esse ano não são nada animadoras para o ramo, aliada a realidade econômica do país que vem preocupando bastante, o medo é de que as montadoras possam demitir a qualquer momento. A Hyundai, que emprega 1.650 homens e mulheres, anunciou férias coletivas de dez dias para ser iniciado em 22 de abril.
“Só a Mitsubishi que não demitiu até hoje, mas ela vendeu 24% menos em março quando comparado ao mesmo mês de 2014. Como os números só tendem a piorar, a direção da empresa falou com o sindicato que vai tentar fazer o possível para não demitir, disseram até que vão cortar em 15% seus gastos para isso”, disse Carlos Albino, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (Simecat).
O sindicalista contou ainda que o conselho da montadora deverá se reunir no dia 27 próximo, para definir as decisões e os rumos a serem seguidos. “Se ela anunciar dispensa de funcionários, vamos estudar um plano de demissão para não lesar os trabalhadores. Peço aos companheiros que permaneçam unidos com o sindicato para enfrentarmos o que está por vir”, acrescentou Albino.
Depois de encerrar 2014 como o 4º maior mercado de automóveis do mundo, o Brasil perdeu 2 posições no acumulado em janeiro e fevereiro de 2015. De acordo com a consultoria Jato Consult, a Índia passou para a 4ª posição com alta de 4%, e a Alemanha ficou com o 5º lugar, registrando avanço de 4,7%.
A consultoria observou também que dentre os 10 maiores fabricantes de veículos do mundo, apenas o Brasil e o Japão (16,9%) reduziram seus números.
Por: Gustavo Vieira