UFG/Campus Catalão tem 26,6% de vagas não preenchidas em 2015
A Universidade Federal de Goiás (UFG) apresenta grande número de vagas ociosas em 2015, mesmo após quatro chamamentos (um público) em todos os seus Campus. De acordo com dados da própria instituição, isso representa 14,1% do total de vagas disponibilizadas através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) – única porta de entrada para quem quiser ingressá-la.
Das 942 vagas não ocupadas no estado, 263 correspondem à Catalão. Nesse caso, a taxa de novos alunos foi de 73,4% restando em aberto 26,6% das oportunidades em vários cursos – o maior percentual do levantamento. Goiânia registrou menos de 2% nesse quesito.
O diretor da UFG/Campus Catalão, Thiago Jabur, não foi encontrado para comentar o assunto, mas o Pró-reitor de Graduação da universidade, Luiz Mello, contou em entrevista para o jornal O Popular, que “tradicionalmente os cursos de Licenciatura são os que apresentam menor procura”, dando a entender que são eles os responsáveis por estas estatísticas.
Mesmo com a adesão do SiSU, o que facilita o ingresso às universidades públicas, o desinteresse pela carreira de professor é cada vez mais recorrente e isso pode explicar a ociosidade nos cursos em todas as unidades da UFG.
Por: Gustavo Vieira