Temer: “PMDB está no governo e participa da formulação das políticas”
Em entrevista coletiva após participar de um fórum sobre reforma política, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira (30), o vice-presidente da República e presidente do PMDB, Michel Temer, afirmou que o partido está no governo e participa da formulação das políticas públicas.
Declarações de Temer foram feitas durante participação em Seminário sobre Reforma Política, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, juntamente com Eduardo Cunha (PMDB-RJ)
“O PMDB está no governo, o que há é que uma e outra vez colegas acham que o PMDB deveria estar mais no governo, especialmente nas políticas públicas”, disse o vice-presidente que eteve no evento acompanhado do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). “De quatro semanas para cá, estamos tomando deliberações em conjunto, então nesse sentido o PMDB está no governo”, ressaltou Temer.
Indagado pelos jornalistas, Temer comentou as declarações de Cunha que em entrevista ao jornal O Globo disse que o partido “finge que está no governo” e que o governo “também finge que o PMDB está lá”.
“O Eduardo quis dizer com isso que, na verdade, é preciso talvez haver uma repactuação, o PMDB ter talvez uma presença mais efetiva nas políticas públicas, que está tendo agora”, enfatizou Temer, destacando a participação de ministros do partido no conselho político.
O vice-presidente também negou que haja uma insatisfação com a demora na indicação do ex-deputado federal Henrique Eduardo Alves para o Ministério do Turismo. “Isso será definido esta semana, essas coisas são fruto de diálogo”, declarou.
Ele também salientou que o partido colocará ministérios à disposição para contribuir em uma eventual diminuição de pastas, na tentativa de enxugar a estrutura da máquina pública. “Primeiro é preciso que haja uma decisão presidencial de redução dos ministérios. Isso vai envolver um estudo técnico, administrativo. Quando houver o número de ministérios a serem reduzidos, o PMDB estará disposto a colaborar”, disse.
Portal Vermelho