Mesmo mais caros, vendas de ovos de Páscoa aquece o comércio de Catalão
A poucos dias da Páscoa, que vai acontecer no dia 05 de abril, o comércio de Catalão já está aquecido com as vendas de ovos de chocolate e outros. Em todos os supermercados, algumas prateleiras e estandes comportam dezenas de produtos para a ocasião, e opções não faltam.
Os comerciantes já sentem a movimentação maior que o normal por conta da véspera da data e esperam um incremento ainda maior na semana da Páscoa. Como o comércio acompanha a produção industrial que apresentou queda de 10% a 15% na fabricação do produto, pelo menos nesse setor, para esse ano, as vendas devem permanecer estáveis.
Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas aponta para um aumento de 9,32% no preço de bombons e chocolates, mas o consumidor percebe nos ovos de Páscoa um encarecimento de até 20%. Apesar disso, os valores são democráticos: há opções a partir de R$6,90 até R$ 420.
Dono de uma franquia de chocolates em Catalão, Alisson Cosme de Souza contou à reportagem ter notado aumento na procura pelo doce. “Os mais baratos já foram vendidos, mas ainda temos muitas opções. Com relação as vendas eu posso dizer que elas não cresceram e nem diminuíram em relação ao mesmo período de 2014”. Perguntado se isso é reflexo da crise que atormenta o setor há alguns anos, ele disse poder haver influência, “só que os proprietários da marca (Cacau Show) produzem os ovos de Páscoa com o cacau que eles cultivam em suas fazendas, com isso dá para segurar os preços e manter a competitividade”, completou.
Já nos supermercados e afins, o produto também está cerca de 10% mais caro ou até mais que isso. A estratégia deles para vender mais, mesmo com os preços mais altos, foi antecipar a exposição dos ovos de chocolate muito antes da data programada, informou a Associação Brasileira das Indústrias de Chocolate, Cacau e Amendoim (Abicab).
Por: Gustavo Vieira