Sem categoria

Presidente da Câmara de Campo Alegre de Goiás é afastado do legislativo

Spread the love

campo alegre

Depois de muitos entraves políticos desde o início do ano entre o presidente da Câmara dos Vereadores de Campo Alegre de Goiás, Jincoln Barbosa Junior (PMDB), e o prefeito da cidade, Thiago Manteiga, de mesmo partido; aparentemente quem perde a guerra é o chefe do legislativo.

Na tarde da última quarta-feira, 09, uma sessão extraordinária cassou por unanimidade o mandato de Jincoln. Nossa reportagem há meses vem acompanhando as divergências entre os políticos e de processos em processos, um contra o outro no legislativo municipal, aparentemente Jincoln é o primeiro a cair.

Contra eles várias irregularidades foram apresentadas sendo: contratação ilícita da assessoria jurídica, fraudes em licitações, funcionário fantasma, aquisição de 37 marmitex, contratação de menor de idade, locação de veículo para frete de forma irregular, aquisição ilícita de materiais para reforma e ampliação dos gabinetes dos vereadores. Esses e outros assuntos foram tratados nesse Blog ainda no início da elaboração do processo investigatório [Comissão Processante de Inquérito – CP], no início de junho.

O campo-alegrense Hilton Basílio de Oliveira, residente na zona rural do município, é quem faz as representações contra o então presidente. A presidente da CP é Margarida Morais (PMDB). Célio Pereira dos Santos (PR) é o vice (vogal) e o relator é Divino Ribeiro da Silva (PP).

Naquele período Jincoln disse a nossa reportagem que não temia as acusações e que logo apresentaria supostas fraudes na administração de Manteiga, o que de fato aconteceu. Também está em aberto na Câmara daquele município CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) que investiga o prefeito e deve também ser concluída muito em breve.

Dado como procedentes várias das acusações os edis decidiram pelo afastamento de Jincoln da presidência da Câmara e a cassação de seu mantado. A sessão durou quase oito horas e contou com oito votos contra. O município conta com nove cadeiras no legislativo. O suplente Rodney Divino Ribeiro (DEM) deve assumir o cargo de vereador já na próxima sessão, segunda-feira, 14.

Em primeira mão nossa equipe de reportagem conseguiu agora a pouco contato por telefone com Jincoln. Ele disse que a decisão por sua cassação ainda não foi entendida pela justiça como assim sendo, mas que somente foi afastado dentro dos tramites legais em casos assim.

“O processo [contra ele] apresenta várias irregularidades. Para se ter uma ideia nem as testemunhas a meu favor foram ouvidas. O prefeito saiu comprando vereadores para que o resultado fosse esse e isso será provado na justiça. Por enquanto estou afastado dos cargos, mas vou provar as inconsistências da decisão”, disse Jincoln.

Ele pode e tem total direito de recorrer do resultado e garantiu que já está trabalhando nesse sentido. “A verdade virá à tona”, conclui Jincoln.

 

Por: Gustavo Vieira