Moradores da comunidade Cisterna reclamam do fim do programa de assistência odontológica móvel da Prefeitura
No fim do mês anterior de passagem pela comunidade Cisterna, distante cerca de 25 quilômetros de Catalão, a reportagem foi solicitada pelos moradores que reclamaram que os atendimentos gratuitos em odontologia, prestados pelo governo municipal em um ônibus devidamente equipado como um consultório, não estão mais sendo disponibilizados há alguns meses no local.
É o que assegurou o motorista Aparecido Devanio. Residente no povoado desde que nasceu, ele contou que os serviços odontológicos deixaram de ser oferecidos e que o veículo está abandonado em uma rua faz algum tempo. “Isso (ônibus) já tem uns cinco meses parado aqui sem fazer nada, e quando funcionava atendia cerca de duas horas por dia. O ônibus está aqui pegando sol e chuva e seria muito bom que ele voltasse a atender o povo, já que não temos boas estradas, serviços em saúde e outras coisas do governo. Tem gente até querendo colocar fogo nele”, contou.
A insatisfação do entrevistado é especialmente com relação ao programa de assistência odontológica móvel do poder público, que visa percorrer todas as comunidades rurais de Catalão para cuidar da saúde de seus moradores.
Em resposta à reclamação do cidadão, a Prefeitura explicou que a permanência do ônibus em cada região pode variar de duas semanas a dois meses dependendo demanda, e que os serviços previstos para serem oferecidos na comunidade já foram encerrados. Sobre o tempo em que o veículo está no povoado, nada foi informado.
Por: Gustavo Vieira