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Acidentes com caminhões no centro de Catalão assunta a população

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Em janeiro do ano passado, Lara Marra Paschoal, de 30 anos, que conduzia uma moto Honda Biz na Avenida Raulina Fonseca Pascoal com a Rua Wagner Estelita Campos, morreu após ser atropelada por um caminhão desgovernado que desceu por toda a Avenida São João, por mais de meio quilômetro, quando só parou depois de se chocar em vários veículos no sinal, derrubar o semáforo e destruir a tela de proteção de uma instituição de ensino.

Na última segunda-feira (7) na mesma rua e avenida de descida íngreme outro caminhão sem freios fazendo igual percurso no mesmo sinal se chocou com sete veículos – seis carros e uma moto. Felizmente dessa vez ninguém morreu e uma pessoa se feriu levemente.

Há pouco mais de quatro anos, em 1º de junho de 2009, uma mulher morreu em um grave acidente no cruzamento da Rua José Saturnino de Castro com a Avenida João XXIII, no Centro.

Não diferente dos casos mais recentes, naquela época, o caminhão de placa de Uberlândia – MG, em péssimas condições de rodagem perdeu os freios e atropelou um casal que estava em uma motocicleta. Com o choque Joelma Vieira do Nascimento Magalhães, então com 35 anos, não suportou os ferimentos e faleceu no local. Paulo Sergio Magalhães, condutor da moto, se feriu sem maiores gravidades e logo se recuperou.

Dezenas de outros acidentes sem vítimas fatais foram registrados em vários pontos com descidas acentuadas em Catalão, característica de toda a região central da cidade. Nesses locais os motoristas de grandes veículos encontram dificuldades em pará-los.

Infelizmente o risco de ser atropelado em Catalão é muito grande com o trânsito caótico de uma cidade que está perto dos 100 mil habitantes e têm quase 60 mil veículos credenciados. Isso se agrava com a população flutuante que das cidades próximas buscam em Catalão tudo o que precisam para sua subsistência.

O prefeito Jardel Sebba (PSDB) recentemente se pronunciou apresentado de médio em longo prazo uma alternativa para desviar os caminhões do centro. Segundo ele será estudado a possibilidade da construção de um anel viário em prevenção a esses e quaisquer outros acidentes envolvendo pesados.

De imediato o poder municipal começou a realizar obras que podem minimizar, pelo menos um pouco, os riscos de acidentes. A já referida Avenida São João com a Rua Wagner Estelita Campos, especialmente, começam a receber intervenções. Segundo os engenheiros da obra que já começou a avenida será alargada em seu término e a rua W.E.C em sequência ganhará duas pistas com a retirada dos espaços para estacionar. Para facilitar a trafegabilidade no encontro das duas vias para quem desce e precisa pegar à direita, na Rua Moisés Santana, poderá seguir livremente [não haverá semáforo].

Entenda melhor no mapa:

ruas

Essa intervenção será concluída em poucos dias, mas o anel viário, promessa que o catalano está cansado de ouvir de todas as mais recentes administrações e em todas as campanhas eleitorais; com o atual prefeito também não tem previsão de ser iniciada, mas ele garante que estudará com muito cuidado o assunto.

Por: Gustavo Vieira