Idosa de Catalão morre por falta de ambulâncias do SAMU. Caso repercute em todo o país
Com muita frequência os moradores de Catalão vêm reclamando da falta de ambulâncias para o transporte de pacientes. Divina Martins Costa, de 84 anos, foi a última vítima desse descaso.
O caso dessa senhora começou na tarde do dia 17, quando sua família solicitou para ela socorro pelo SAMU por ter sofrido várias paradas cardíacas, e não tendo nenhum veículo disponível no município, o apoio de Caldas Novas, distante 120 quilômetros de Catalão, demorou cerca de 11 horas até levá-la em estado gravíssimo para Goiânia.
O assunto ganhou repercussão nacional através de reportagem produzida pela TV Anhanguera e veiculada no telejornal Bom dia Brasil de hoje (19). A matéria mostra que a falha que ocasionou a morte da idosa foi do município, que não tinha à disposição ambulâncias para o translado. A situação também foi noticiada pelo site G1, também do grupo Globo.
A reportagem conta ainda que dos três veículos do SAMU mantidos pela Secretária da Saúde com repasses do Ministério da Saúde, duas estavam com problemas mecânicos e uma em manutenção na capital.
Dona Divina chegou com vida em um hospital público na capital e até recebeu os primeiros atendimentos, mas veio a óbito na manha do dia 18.
Por: Gustavo Vieira