Hemocentro de Catalão precisa de sangue para o carnaval
O Hemocentro Regional de Catalão (Hemocat) convida os foliões, ou mesmo quem vai aproveitar o feriado de carnaval para descansar, para doar sangue de qualquer tipo.
Este período de festa é sempre crítico para os hemocentros de todo o país, quando o número de doações costuma baixar pelo fato de muitos doadores participarem das festas alusivas à data ou viajarem para aproveitar o feriado prolongado.
Por outro lado, nessa época a demanda de sangue nas emergências dos hospitais tende a aumentar em decorrência do exagero nas comemorações, da imprudência no trânsito, dos desentendimentos em festa e outros.
O hemocentro, que se localiza na Rua Osório Vieira Leite, nº 78, no Bairro São João, fica aberto de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, sem intervalo para o almoço. Telefone: 3441-4013.
Praticamente todo ser humano em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo a sua saúde. Veja aqui os requisitos e saiba se você pode ser um doador:
Estar em boas condições de saúde
Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
Pesar no mínimo 50kg
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social)
Impedimentos temporários
Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas
Gravidez
90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana
Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses)
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação
Tatuagem nos últimos 12 meses
Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses
Impedimentos definitivos
Hepatite após os 11 anos de idade
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas
Uso de drogas ilícitas injetáveis
Malária
Por: Gustavo Vieira