Programa Saúde em Movimento segue até quarta-feira
Encerra-se na próxima quarta-feira o programa Saúde em Movimento, desenvolvido pela Prefeitura de Catalão e aplicado pela Secretaria Municipal da Saúde. O programa consiste em oferecer serviços em odontologia e oftalmologia em caminhões preparados com clínicas, que dispõe de todos os recursos e materiais necessários para os atendimentos.
De acordo com o prefeito Jardel Sebba (PSDB) no lançamento do projeto, a iniciativa objetiva reduzir o deficit de consultas oftalmológicas e odontológicas em Catalão. Em coletiva de imprensa, ele contou que pretende “zerar a demanda de oftalmologia e odontologia que é muito grande na cidade, mas que dá para zerar porque esse trabalho já foi realizado em parceira com o Estado anteriormente, quando aproximadamente quatro mil pessoas foram atendidas”, disse confiante.
Em seu antepenúltimo dia e instalados na Praça “Marca Tempo”, na Avenida José Marcelino, os caminhões estão à disposição da população atendendo no mínimo 200 pessoas por dia. O coordenador do evento, Ricardo Nogueira, contou do sucesso do trabalho. “Desde o dia 23, quando os equipamentos foram trazidos para a praça, foram feitos 600 atendimentos odontológicos e cerca de 1.600 em oftalmologia. Reforçamos que esse serviço segue até quarta e exigimos apenas que o interessado apresente um documento com foto e o cartão do SUS. Ele não vai pagar nada por isso”, pontuou. Além dos exames de vista, estão sendo disponibilizados mil óculos.
Em busca de tratamento dentário e de visão, a senhora Maria da Luz, moradora do bairro São Francisco, disse ter gostado muito do trabalho dos profissionais e recomenda que outras pessoas também busquem atendimento. “É caro demais fazer tudo isso pagando do nosso bolso. Fui bem atendida por todos aqui”, comentou.
A comerciaria Maristela Ribeiro, residente no bairro Santa Terezinha, que preferiu não ser fotografada, também avaliou como positiva a iniciativa da Prefeitura. “Se fosse para eu pagar dentista, exames no oculista e os óculos não daria conta. Vejo como positivo tudo isso aqui e gostaria que viesse mais vezes aqui (Catalão) para atender o povo. Fui bem atendida, não peguei fila longa e fiquei muito bem acomodada à espera da minha vez. Muito bom isso aqui”, considerou.
Ao todo, são 20 profissionais residentes nas duas áreas de atendimento à disposição e, segundo o prefeito, foram investidos R$ 90 mil reais. Dando início ao programa, uma das carretas ficou estacionada nas proximidades da quadra de esportes do Bairro São João do dia 19 ao 22, onde apenas exames oftalmológicos foram disponibilizados.
Por: Gustavo Vieira