Nova sede do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Catalão diminui tempo de resposta às ocorrências
Obra, realizada pela Prefeitura de Catalão em parceria com o Governo de Goiás, também possibilitou a vinda de novos veículos para Catalão
Em junho do ano passado, a sede do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros foi transferida para a Avenida Raulina Fonseca Paschoal, ao lado da Delegacia de Polícia Civil. A Prefeitura de Catalão doou o terreno, onde antes funcionava o Colégio Estadual Rita Paranhos Bretas, para a nova localização da corporação, que passou por uma reforma.
Foram investidos R$ 230 mil na construção da parte interna do prédio, pelo Governo Estadual, e cerca de R$ 225 mil, pela Prefeitura de Catalão, para a construção da parte externa, por meio do Fundo Especial Municipal para o Corpo de Bombeiros (Fembom). “Foi mais uma parceria importante com o governador Marconi para Catalão. Os bombeiros ganharam uma sede ampla e com estrutura adequada para o trabalho que prestam para Catalão e região”, afirma o prefeito Jardel Sebba (PSDB).
Quase sete meses depois, os benefícios com a mudança da sede são reconhecidos pelo comandante do 10º Batalhão, Tenente Coronel Esmeraldino Jacinto Lemos. Para ele “o novo espaço melhorou significativamente a prestação dos nossos serviços, garantindo ainda melhor acomodação e condições de trabalho para os bombeiros. Mas, o principal se refere ao atendimento às ocorrências”, garante Lemos.
A nova localização reduziu o tempo de resposta às ocorrências. Os atendimentos passaram a ser realizados com mais rapidez. “Antes a média de tempo de resposta era de sete, oito minutos. Agora, reduzimos pela metade, e em alguns casos, chegamos até o local dentro de um minuto, um minuto e meio, dependendo do bairro onde a ocorrência aconteceu”, frisa o comandante.
Com a sede em novo local, outro benefício apontado por Lemos, foi o envio de mais três veículos para o atendimento das ocorrências: um autotanque, uma unidade resgate e um autossuporte avançado. “Isso só foi possível, porque agora temos ainda mais espaço para os veículos que recebemos do governo do Estado”, revela.
A solicitação dos serviços de inspeção e análise de projetos também ficou mais acessível, com a centralização do 10º Batalhão do Corpo de Bombeiros.
ASCOM / Prefeitura