Detentos da Unidade Prisional de Catalão cultivam hortaliças
Uma parceria firmada entre a Prefeitura de Catalão e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária e Justiça (SAPeJUS), contribui significativamente para a produção de alimentos na Unidade Prisional (UP) de Catalão. Cultivares servem para alimentar a população mais carente de Catalão, além dos próprios detentos e funcionários do presídio.
O governo municipal concedeu à UP um terreno para a construção de uma horta que é operada pelos próprios reeducandos da unidade.
O Blog entrou em contato com a direção do presídio para mais informações, e como o porta voz e coordenador da instituição (Cláudio Carvalho) está de férias, apenas nos foi repassado que o trabalho tem o objetivo de ressocializar e dar uma segunda chance aos presos. Não foi informado se a atividade propicia a redução da pena dos mesmos.
No local são produzidos alface, beterraba, cenoura, couve, cebola e outros. Em sistema de revezamento, os detentos são responsáveis do preparo da terra à colheita dos alimentos.
De acordo com informações da Secretaria Municipal da Ação Social, para onde parte das hortaliças são encaminhadas, os produtos são destinados às famílias beneficiadas pelos programas assistências de todas as esferas de governo.
Por: Gustavo Vieira