Extintor de incêndio tipo ABC não é tão eficaz quanto o governo prega
Foi decidido em 5 de janeiro pelo Ministério das Cidades e o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que a obrigatoriedade do uso de extintor de incêndio veicular com carga ABC deve ser adiado para 90 dias.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) tornou obrigatório, por meio de uma resolução, o uso desse tipo de extintor desde 1º de janeiro. A exigência provocou uma corrida às lojas, e muitos motoristas relataram dificuldades em encontrar o produto.
O preço do extintor ABC varia entre R$ 60 e R$ 100. Além de “apagar” fogo em materiais elétricos energizados e combustíveis líquidos, já incluídos na categoria BC, o novo produto obrigatório combate também fogo em sólidos, como incêndio em pneus, estofamentos, tapetes e revestimentos.
Não é o que mostra a reportagem do telejornal Bom Dia Goiás, da TV Anhanguera. A repórter Mariana Martins que, diga-se de passagem é conhecida dos catalanos por ter atuado na filial da emissora em Catalão, tenta mostrar a eficácia do produto com ajuda de oficiais do Corpo de Bombeiros.
Bizarrice à parte, o novo extintor de incêndio não mostra a que veio e deixa os apresentadores numa verdadeira saia justa. Acompanhe a matéria acessando o link: https://www.facebook.com/video.php?v=10205466350680328.
Por: Gustavo Vieira