Sem categoria

Outubro é o mês de combate ao câncer de mama. A cor rosa simboliza a luta

Spread the love

ce85285bb155ff5d1737d3f9c56e12ca

O movimento popular Outubro Rosa acontece em várias partes do mundo, tendo a iluminação rosa como a compreensão da união dos povos pela saúde feminina.

Surgido em 1990 na primeira Corrida pela Cura em Nova York e realizada até hoje na cidade e em muito além dela, entidades não governamentais, anos depois, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de outubro como epicentro das ações que se espalharam por todo o globo.

O rosa simboliza alerta às mulheres para que façam o autoexame a partir dos 21 anos. A campanha Outubro Rosa incentiva a prática que deve ser periódica e também a mamografia aos 50 anos para ampliar as chances de diagnóstico precoce e aumentar as chances de cura.

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, a estimativa até o fim deste ano é de que quase 53 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama. A doença é a que mais mata entre as mulheres no Brasil. Por causa da seriedade do assunto à teledramaturgia “Amor à Vida” da Rede Globo, retrata essa faceta do cotidiano na personagem Silvia, interpretada pela atriz Carol Castro.

No sentido de conscientizar as mulheres da importância do autoexame prédios, monumentos ou cartões postais de cidades são iluminados com a cor rosa, dando um aspecto interessante à noite para chamar a atenção de todos.

Em Catalão esse efeito é dado sempre à igreja do Morro de São João desde 2009, tornando-se um espetáculo à parte. Mas até o fechamento dessa matéria esse que é o principal cartão postal da cidade ainda não ganhara a iluminação do movimento.

Outras programações podem ocorrer no intuito de chamar ainda mais a atenção da população feminina ao projeto.

 

Resultados do Governo Federal

 

Para que mais mulheres possam fazer o exame, o Ministério da Saúde investiu, em 2012, R$ 92,3 milhões – um aumento de 17% em relação a 2011.

O ano de 2012 registrou crescimento de 37% na realização de mamografias na faixa prioritária – de 50 a 69 anos – em comparação com 2010, no Sistema Único de Saúde (SUS). Os procedimentos somaram 2,1 milhões no ano passado, contra 1,5 milhões em 2010. Se incluídas todas as faixas etárias, o número de exames realizados no último ano atingiu a marca de 4,4 milhões, representando um crescimento de 26% em relação a 2010.

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama, o Ministério da Saúde dá início à campanha para conscientização das mulheres sobre o tema, reforçando as ações do movimento Outubro Rosa.

 

Por: Gustavo Vieira com informações do MS / Foto: Rodrigo Oliveira