Sem categoria

A que ponto chegamos III

Spread the love

Gente boa do Blog, antes de divulgar as versões do fato do ocorrido na tarde de ontem, narrados por Adib Elias e por César José Ferreira escrevo que fico imaginando a vida dos historiadores que no futuro forem pesquisar sobre a vida política de Catalão, irão sofrer muito.

Digo isso porque, como historiador e professor de história, sei das dificuldades em se narrar o que se vê, se  lê e se escuta, em  Catalão os fatos são a cada dia vítimas de intromissões nada republicanas, pelos interesses do vil metal se muda tudo de uma forma tão rápida que sem dúvida nenhuma,  Erick Hobsbawm deverá se remexer no túmulo.

60233_289288364506755_2015877273_n

 

“Vivemos hoje novas formas de vida, novos regimes precisam criar identidades que se adaptem a eles. Daí que é comum hoje governos e meios de comunicação inventarem um passado. Como dizia George Orwell, estamos em uma idade em que o presente controla o passado. Altera-se a História para servir aos interesses de alguns poucos grupos. Cito o exemplo da Índia e da Itália, cujas histórias estão sendo adaptadas aos sistemas de governos atuais. É vital o historiador lutar contra a mentira. O historiador não pode inventar nada, e sim revelar o passado que controla o presente às ocultas.”

Erick Hobsbawm