Sem categoria

Chuvas aumentam a vazão dos rios da região

Spread the love

IMG00424

Os índices de chuvas registrados na região ajudaram a elevar a vazão dos mananciais que abastecem Catalão, o que ajudou a melhorar o cenário de escassez da cidade.

Dados do sistema de meteorologia apontaram que a quantidade de chuva que caiu desde o início do mês foi de aproximadamente 40mm (milímetros), fazendo com a vazão dos Ribeirões Samambaia e Pari subissem de 120L/s para 190L/s. O ideal, segundo a Superintendência de Água e Esgoto (SAE), é de no mínimo 220L/s para garantir água para todos sem cortes.

Apesar de ainda não resolver o grave problema da escassez de água e pôr fim ao rodízio no abastecimento, a precipitação ajudou a permeabilizar o solo ressecado pela estiagem, amenizando a situação de seca extrema.

Essa colocação é do engenheiro da SAE, Thiago Patrocínio, que diz que tudo depende do tempo para que a atual situação ganhe outro cenário. “Continuamos obedecendo o sistema de fornecimento de água nos grupos estabelecidos. Agora, é necessário a ajudinha do tempo para resolver nossa condição. As chuvas têm que ser constantes, não muito fortes e nem fracas demais e por isso não posso garantir se logo estaremos em condição confortável”. Ele pede que a população continue a evitar o desperdício.

Thiago comentou ainda que muito em breve nova área de captação de água entrará em operação, mas preferiu não dar detalhes do projeto. Ele deu a entender que a nova fonte poderá resolver a falta de água em toda a cidade por longos anos.

Por: Gustavo Vieira