Sem categoria

Começa amanhã a Campanha Nacional de Vacinação contra a pólio e o sarampo

Spread the love

poliom

O governo federal começa amanhã, sábado (8/11), a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e poliomielite que deverá se estender até o dia 28 de novembro. A campanha visa vacinar crianças de seis meses a quatro anos 11 meses e 29 dias. A vacinação irá ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde de Paulínia, das 8h às 17. Os pais ou responsáveis devem levar a carteirinha de vacinação das crianças.

Em Catalão, a ação terá cinco dias a menos se encerrando em 22 de novembro. Todos os postos de saúde da cidade e dos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde estarão aptos a receber crianças entre 6 meses e cinco anos de idade, das 8h às 17h. A meta é imunizar mais de 5.600 crianças.

A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus (sorotipos 1, 2, 3), que pode infectar crianças e adultos por via fecal-oral (através do contato direto com as fezes ou com secreções expelidas pela boca das pessoas infectadas) e provocar ou não paralisia.

Já o sarampo é uma doença infecto-contagiosa provocada pelo Morbili vírus e transmitida por secreções das vias respiratórias como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. O período de incubação, ou seja, o tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas, é de cerca de 12 dias e a transmissão pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.

Essa doença é potencialmente grave em gestantes, podendo provocar aborto ou parto prematuro.

Por: Gustavo Vieira com informações do drauziovarella.com.br