Motoristas estão evitando as Áreas Azul e Verde em Catalão
A reportagem do Blog flagrou na manhã desta quarta-feira (05/11) inúmeros veículos estacionados ao longo da Avenida João XXIII e ruas que a cortam, e quase nenhum carro ou moto parados nas ruas e avenidas centrais. Isso está ocorrendo em vários outros pontos de Catalão.
A explicação está no início da cobrança do estacionamento rotativo pago, conhecido como Área Azul e Verde. Já nas primeiras horas de tarifação os motoristas optaram por não parar nas vagas monitoradas pelo sistema, e isso está deixando quase que desertas vias em que, até ontem, não se encontrava vagas desde as primeiras horas da manhã. Essa realidade pode ser conferida na Avenida Raulina Fonseca Pascoal, uma das mais movimentadas da cidade até dias atrás.
De acordo com a Prefeitura, para iniciar as atividades de cobrança, agentes da Superintendências Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) e cerca de 40 monitores da Exp Parking, gerenciadora das Áreas Azul e Verde, farão orientações aos motoristas auxiliando na utilização da tecnologia. Aos motoristas fica a recomendação de não estacionar nas vagas sem a compra antecipada dos créditos, evitando com isso receber multas e perder pontos na carteira de habilitação.
Para não correr o risco de ser multado na vaga, o usuário terá que adquirir nos locais de vendas do operador (Exp Parking) um dispositivo eletrônico chamado TAG (Cartão Inteligente), para posteriormente recarregá-lo como um celular. O aparelho deve ser fixado no para-brisa do veículo, para que o sensor instalado para monitorar as vagas realize a contagem do tempo de uso. O sistema é todo automático e seguro e o condutor poderá adquirir créditos sempre que achar necessário. No caso das motos, a cobrança será realizada por meio dos monitores posicionados em toda a extensão em que o sistema opera.
Ao todo, serão disponibilizadas mais de 2.180 vagas (1.690 carros e 490 motos) distribuídas nas áreas Azul e Verde compreendidas nas imediações da região central. Os locais já estão devidamente enumerados e receberam sinalização horizontal e vertical para facilitar o acesso dos motoristas.
Por: Gustavo Vieira