Sem categoria

Urologista faz recomendações na prevenção do câncer de próstata

Spread the love

url

Com o intuito de chamar a atenção para os exames preventivos de câncer de próstata, este mês foi batizado de “Novembro Azul” pela Sociedade Brasileira de Urologia, para dar início à campanha de tratamento da doença. Diferente de várias cidades do país, que iluminam com a cor azul prédios e cartões postais, como também é feito no mês outubro na campanha Outubro Rosa alusivo ao combate ao câncer de mama; em Catalão, curiosamente, nada nesse sentido é feito.

Como explica o urologista Caio Flávio, o câncer de próstata não costuma apresentar sintomas na fase inicial, o que pode ser perigoso. No entanto, mais da metade dos casos acontece em homens com mais de 60 anos. “Mas a recomendação é que todos os homens, a partir dos 40 anos, comecem a prevenção e detecção precoce da doença, que é feito através do exame urológico, o toque retal”, pontua.

O câncer de próstata corresponde a mais da metade dos casos de câncer em pessoas do sexo masculino, entretanto, é uma doença de baixa mortalidade se for tratada adequadamente, conforme o oncologista. “Se estima que apenas um em cada 36 pacientes venham a morrer do câncer de próstata”, afirma Caio Flávio.

Segundo ele, esse tipo de câncer é uma doença hormônio-dependente, o que quer dizer que o hormônio masculino se torna um fator importante no crescimento do órgão. “Por isso que a incidência vai aumentando com a idade. Então, recomendo que o homem faça o exame anualmente e em casos especiais de seis em seis meses”, explica. A incidência é maior a partir dos 60 anos em homens negros e em quem tem casos da doença na família.

Por: Gustavo Vieira