Câmara Municipal aprova balancete restante do ex-prefeito Adib Elias
Foi aprovado em segunda instância na 37ª sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Catalão, ocorrida na tarde desta quarta-feira (29/10), o balance referente ao ano de 2007 da administração do ex-prefeito Adib Elias (PMDB). O texto tramitava na Casa há dois anos e por várias vezes foi instrumento de jogo político no legislativo, servindo para o abandono de reuniões, falta de quórum e muita desordem e confusão em outras.
Nas duas últimas sessões (uma que não aconteceu por ausência de maioria dos edis e a outra que foi encerrada pelo abandono de dez vereadores da bancada da situação) o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 13/14, que trata da referida conta do ex-gestor municipal, impediu que vários outros projetos fossem analisados pelos vereadores, o que também aconteceu por três ou quatro vezes no ano anterior.
Em fim aprovado, o feito possibilitará que os 17 legisladores possam trabalhar sem qualquer impedimento de natureza política daqui por diante.
Votaram a favor das contas do ex-prefeito os seguintes vereadores: os peemedebistas Gilmar Antônio, Vandeval Florisbelo, Jurandir Antônio, Daniel do Floresta e Sargento Anísio; além de Pedrinho H (PSD), Leonardo Bueno (PSC) e Paulinho (PMN).
Os que se posicionaram contrários foram: Paulo César (PMDB), Aurélio Macedo (PP) João Antônio (PSDB), Valmir Pires (PSDC), Juarez Rodovalho (DEM) e Silvano Mecânico (PR).
A vereadora Regina Félix (PSDB) absteve-se do voto e Donizete Domingues (PSC) faltou a sessão.
O presidente Deusmar Barbosa (PMDB) agradeceu os vereadores pelo resultado da votação, e acrescentou que essa também era a vontade da maioria dos catalanos. “Agora acabou de vez essa pendenga contra o Adib”, comentou.
Com relação a primeira votação que também aprovou o PDL, em que os vereadores da situação pediram vistas do projeto e ameaçaram recorrer à Justiça tendo sido negado pelo presidente essa solicitação, Deusmar esclareceu que o resultado daquele encontro foi válido e que de nada resolverá se assim procederem. “Neguei o pedido de vista dessa vez porque cedi à eles esse direito outras vezes. Então, julguei não ser necessário e coloquei o projeto em votação”, explicou.
O líder do governo municipal na Câmara, Aurélio Macedo (PP), segue também o mesmo raciocínio de Deusmar. “Quanto a essa votação não tem mais o que fazer, no que diz respeito a Câmara foi resolvido agora. Está aprovado a conta de 2007 do ex-prefeito”, disse.
Com os balancetes referentes ao período em que foi chefe do Executivo (2000-2008) aprovados, parecer esse também dado pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Adib Elias segue sua vida política sem mais encalços e poderá tomar posse ao cargo de deputado estadual no início do ano que vem.
Por: Gustavo Vieira