Líderes mundiais cumprimentam Dilma Rousseff pela vitória
A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, afirmou, nesta segunda-feira (27), em uma coletiva de imprensa, que a China congratula a reeleição de Dilma Rousseff como presidente do Brasil, e que a China quer promover em conjunto com o Brasil parcerias estratégicas.
Segundo Hua Chunying, o presidente chinês, Xi Jinping, já mandou mensagem telefônica para Dilma Rousseff transmitindo-lhe congratulações. Segundo ela, a China acredita que o povo brasileiro vai obter mais resultados sob a liderança de Dilma.
Hua lembrou que a China presta alta atenção ao desenvolvimento das relações entre os dois países. Ambas as partes vão aprofundar ainda mais a confiança na política e a cooperação pragmática em todos os aspectos.
O presidente do Conselho da União Europeia, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, Jose Manuel Barroso, também cumprimentaram a presidenta Dilma Rousseff, nesta segunda-feira (27), pela reeleição.
Em mensagem conjunta, os dois líderes europeus expressaram votos de “pleno êxito” à presidenta e ressaltaram que a reeleição é uma oportunidade única para a consolidação “da inequívoca trajetória de construção da democracia e da inclusão social no Brasil, fundamentada no avanço da igualdade de direitos e oportunidades e da estabilidade econômica”.
Eles manifestaram o desejo de ampliar a parceria entre o Brasil e a União Europeia. “A Europa e o Brasil partilham os mesmos valores democráticos e as mesmas aspirações de liberdade, de prosperidade, de solidariedade e de paz. Ao aproximarmos os nossos países, sociedades e economias, estamos criando maiores possibilidades de transformar esses valores e essas aspirações em realidade para todos”.
Portal Vermelho