Sem categoria

Termina em Catalão a 138ª Festa em Louvor a Nossa Senhora do Rosário

Spread the love

f5

Terminou nesta segunda feira, 13, a 138ª Festa em Louvar a Nossa Senhora do Rosário de Catalão que começou no dia 3 de outubro. Diferente de outras edições, a entrega da coroa, ato que oficializa o fim do evento, aconteceu em frente à praça Getúlio Vargas, no Centro da cidade. A mudança ocorreu porque o estacionamento da Igreja Nova Matriz, onde acontecia a cerimônia, foi fechado e alugado para a Associação Comercial e Industrial de Catalão (ACIC/CDL) que usará o local para fins lucrativos.

Ao todo 21 ternos desfilaram pelas ruas da cidade até o ponto de encerramento, onde milhares de pessoas à espera cortejavam a atividade. Os festeiros de 2014, Joel e Joana Darc Fernandes, entregaram o grande símbolo da festa ao casal (vereador Silvano Mecânico e esposa) que será responsável pela coroa e pela festa do próximo ano. O ícone é o objeto mais saudado da Festa do Rosário, depois da imagem de Nossa Senhora.
Todos os anos em outubro, grupos de dançadores de congo juntam-se para celebrar os dez dias festivos a fim de agigantar a tradição e a fé dos devotos, e levar brilho aos olhos dos simpatizantes. A Festa de Nossa Senhora do Rosário é atualmente o maior acontecimento do município, faz parte do folclore local sendo o maior do gênero no país, e é conhecido internacionalmente por sua beleza, atração e devoção.
Durante toda a festa foram realizadas novenas, rezas, missas e procissões em devoção a santa na Igreja do Rosário, e em um palco montado em frente ao Largo do Rosário. Em entrevista para a imprensa, Joel parabenizou todo o esforço dos colabores para o sucesso de mais essa edição e desejou felicidades para seu sucessor. 
Outro destaque da festa são as barracas de comércio montadas pelas ruas e avenidas do Centro, que devem continuar por mais alguns dias. Esperadas por muitos da região, esses empreendimentos ambulantes comercializam de comida a eletroeletrônicos e são parte fundamental para o êxito do evento.
 
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução