Jardel, Gustavo e Marconi prestigiam a congada de Catalão
O deputado estadual eleito Gustavo Sebba, o prefeito de Catalão Jardel Sebba, e o governador Marconi Perillo (todos do PSDB), prestigiaram neste domingo, 12, a missa de encerramento das festividades em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, em Catalão.
Quando criança, Jardel foi dançador de congo e Gustavo acompanhava a fé do pai. Foi Jardel, inclusive, quem apresentou a festa para o governador, Marconi Perillo, em 2002, que desde então passou a ajudar todos os anos.
“Marconi não entendia como uma festa como a nossa não tinha o apoio e a divulgação que merecia. Há doze anos, ininterruptos, o governador ajuda a Irmandade, até mesmo usando recurso pessoal. Ele é um grande admirador e incentivador da nossa cultura”, comenta o prefeito.
Gustavo Sebba, que todos os anos participa da festa, fez questão de acompanhar a missa de encerramento. “Meu pai foi dançador de congo e assim como ele, admiro muito a fé e a tradição dos catalanos. Somos abençoados!”, disse o novo parlamentar.
O Bispo da Diocese de Ipameri, Dom Guilherme Antônio Werlang, msf, manifestou publicamente a sua gratidão pelo apoio que a Prefeitura e o Estado dão à Festa de Nossa Senhora do Rosário em Catalão. “Agradeço a presença do governador Marconi Perillo e do prefeito de Catalão Jardel Sebba nessa cerimônia. Pelo apoio que sempre dão, eles demonstram que amam essa festa. E não é difícil, pois a festa é do povo, é o povo de Deus que realiza essa festa junto com a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário. Muito obrigado a todos, louvado seja o nosso Senhor Jesus Cristo,” encerrou a Santa Missa Solene.
Considerada a maior e mais tradicional festa folclórica do Estado, a Festa de Nossa Senhora do Rosário está completando 138 anos. Cerca de cinco mil dançadores fazem parte das dezenas de ternos do congo do município. A festa termina nessa segunda-feira, 13, com a entrega da coroa. A procissão sairá da porta da Igreja do Rosário e terminará na Avenida Vinte de Agosto.
ASCOM / Gustavo Sebba