Sistema de cobrança de passagens em Catalão será modernizado
Na tarde desta quarta-feira (24/9) o prefeito municipal, Jardel Sebba (PSDB), anunciou melhorias no sistema de transporte coletivo em Catalão em entrevista coletiva no Palácio Pirapitinga. A grande novidade é que a bilhetagem será eletrônica muito em breve e os veículos serão equipados com câmeras de segurança que devem monitorar tanto o interior quanto o trânsito por o ônibus passar.
Jardel também anunciou a chegada de mais quatro carros para auxiliar as linhas e que devem ser disponibilizados em duas semanas, totalizando 20 veículos para atender os mais de cinco mil clientes/dia. “A outra (Transduarte) operava há mais de 30 anos com oito veículos tendo alguns deles aproximadamente essa idade. Verdadeiras sucatas”, disse Jardel.
Sobre o novo sistema de cobrança das passagens o diretor presidente da Passaredo Transportes Rodoviários (Pastrans), Gustavo Viana, juntamente com os técnicos da Prodata Mobility Brasil, detentores da tecnologia a ser implantado, explicou que bilhetagem é um conceito utilizado mundialmente nos transportes públicos de aquisição antecipada de créditos de viagens, gravados em dispositivos especiais, principalmente em cartões.
“É uma solução desenvolvida e implementada para controlar e gerenciar a arrecadação das tarifas cobradas no sistema de transporte público de passageiros, a fim de minimizar a fraude, fidelizar e proporcionar segurança aos usuários”, contou Viana. O investimento irá proporcionar ainda que os passageiros realizem a baldeação de qualquer lugar da cidade, não mais sendo necessário ir ao terminal rodoviário para isso.
“Sem nenhum acréscimo na passagem que custa R$ 2 reais, o cliente poderá optar por adquirir um cartão com chip nos postos autorizadas de venda e nele depositar créditos como se estivesse comprando passes. Ao entrar nos ônibus ele passa o cartão no leitor que libera a catraca. Simples assim”, detalhou Viana. Ele acrescentou que o método, além de evitar o acumulo de dinheiro e possíveis ataques de bandidos, é também eficaz em caso de roubo ou perda podendo ser invalidado imediatamente pelo titular através da central de atendimentos.
Foi informado ainda que os usuários preferências, como idosos e portadores de deficiência, terão seus direitos resguardado como pede a lei. O cidadão que quiser embarcar em qualquer ônibus poderá também comprar sua passagem direto com o cobrador, que fica responsável pela liberação da catraca. De acordo com Jardel, todo o aparato estará em operação em aproximadamente 3 meses.
Por: Gustavo Vieira