A Semana Nacional de Trânsito tem como foco o pedestre
A Semana Nacional de Trânsito começou nesta quinta-feira, 18/9, e deve terminar no dia 25. Em Catalão, a Prefeitura Municipal, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC), já definiu toda a programação que deve mobilizar grande parte dos munícipes. O tema da campanha deste ano é “Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020: Cidade para as pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”.
De acordo com o poder público, a SMTC realizará palestras em escolas, faculdades e empresas, além de blitzes educativas na cidade com o objetivo de reduzir pontualmente os índices de acidentes no trânsito. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é quem definiu as estratégias da campanha.
As polícias locais também estão incumbidas na ação. A Polícia Rodoviária Federal, por exemplo, realizou na manhã de hoje (19/9) uma blitz educativa na BR-050 que contou com a participação de estudantes de algumas escolas públicas de Catalão. “Nosso interesse é mostra à população a importância do uso do cinto e outros itens de segurança. Também orientamos com relação aos perigos das ultrapassagens indevidas, o excesso de velocidade e outros”, explicou o chefe da PRF, Inspetor Luiz Antônio Vieira.
A Semana Nacional de Trânsito está prevista no artigo 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem a missão de fazer o indivíduo refletir sobre sua responsabilidade enquanto cidadão e integrante do sistema viário.
Por: Gustavo Vieira/Imagem: ilustrativa