Sem categoria

UEG AVANÇA 40 POSIÇÕES EM RANKING UNIVERSITÁRIO

Spread the love

Nesta última segunda-feira, 8, foram divulgados os resultados do Ranking Universitário Folha (RUF) 2014. Criado pelo jornal “Folha de S. Paulo”, em 2012, o ranking avaliou 192 Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, além dos 40 cursos com maior número de ingressantes.A Universidade Estadual de Goiás (UEG) subiu 40 posições comparada à avaliação do ano passado.

No ranking geral de 2013 a UEG ocupou o 153º lugar e em 2014 subiu para o 113º. O RUF avalia as universidades públicas e privadas em cinco diferentes itens: pesquisa, ensino, internacionalização, mercado e inovação.Critérios avaliativosO critério “pesquisa” avalia a produtividade dos pesquisadores em ambiente acadêmico, levando em consideração a quantidade de artigos publicados por docente. Além disso, o item leva em conta os recursos captados das agências de fomento à pesquisa acadêmica.

“Mercado” é um item avaliado com base em uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, por meio da qual foram ouvidos profissionais da área de recursos humanos, responsáveis pela contratação nas empresas.Já “internacionalização” refere-se à quantidade de publicações de grupos de pesquisa internacionais com citações de trabalhos produzidos na instituição, além das publicações em coautoria internacional. “Ensino”, por sua vez, é o item que mensura a proporção de professores com dedicação integral e parcial. (Confira no gráfico acima, retirado da Folha de S.Paulo, o detalhamento de cada um dos critérios avaliativos do RUF)

Buscando melhores formas de oferecer um ensino superior público e gratuito, a UEG tem investido no fomento do ensino, da pesquisa e da extensão, os três eixos da academia, e, consequentemente, esses avanços têm expressão nos saltos positivos que a Instituição tem demonstrado em avaliações como o RUF.InternacionalizaçãoA internacionalização das publicações de docentes da UEG tem sido incentivada pela reformulação do Programa Auxílio-Evento. Ele oferece ajuda de custo para docentes participarem de eventos que aconteçam no Brasil ou fora dele. Os discentes também são contemplados, recebendo o auxílio exclusivo para a participação em eventos que ocorram em território nacional.

Paula Chagas, assessora de projetos da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, explica a importância de uma ação como esta. “Todas as pró-reitorias da UEG contam com o auxílio-evento para potencializar suas respectivas áreas. O programa serve para divulgar o nome da Universidade lá fora, divulgar suas ações de ensino, pesquisa e extensão”, afirma.

O item “internacionalização” foi um dos que rendeu a melhoria do desemprenho da UEG no RUF, com seis pontos de diferença em relação ao ano anterior.

Pesquisa

Segundo a avaliação do RUF, no item “pesquisa” a Universidade teve um avanço de 24 posições, saindo de 147 para 123 pontos.No eixo de pesquisa, a UEG tem apresentado um crescimento notável em sua produção científica. De 2012 para 2013, houve um aumento de 38% do número de artigos publicados em revistas científicas. O número de capítulos de livros publicados pelos docentes efetivos da Instituição aumentou em 77% neste mesmo período.

Ensino

O aumento nas publicações por docentes da UEG está intimamente ligado às novas contratações de 159 docentes efetivos, realizadas desde 2012. No ano seguinte, em 2013, 75 professores que já faziam parte do quadro docente da Instituição passaram pela mudança de regime, passando a ter dedicação exclusiva. contratados no regime de dedicação exclusiva, número que representa 1/3 do total de docentes da Instituição.Entre 2012 e 2013, o número de docentes efetivos com titulação de doutorado cresceu aproximadamente 21%, passando de 215 para 260. Somado ao número de professores em regime de contrato temporário, o número de doutores da UEG cresceu 27%, passando de 237 para 301 docentes.

No quesito Ensino, a avaliação da UEG no RUF passou de 187 no ano passado para 110 em 2014, avançando 77 pontos.

 

(CGCom|UEG)

Publicado originalmente no Site da UEG