Trabalhadores da Mitsubishi terão férias coletivas em outubro
Em assembleia realizada recentemente o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Catalão (SIMECAT), Carlos Albino, anunciou a paralisação da linha de produção da Mitsubishi Motors no próximo mês em Catalão. Os trabalhadores terão férias coletivas entre os dias 14 e 24 de outubro.
O motivo seria a crise que a indústria automotiva nacional vem sofrendo nos últimos anos, e isso tem causado a demissão de muitos trabalhadores até agora, cerca de 3 mil ao todo no Brasil. Essa medida está sendo tomada na cidade pela primeira vez desde que a montadora japonesa foi instalada no município, na década de 90.
De acordo com Albino, o país sofre com a redução na produção de carros entre 20 e 25%. “Muitos trabalhadores já foram demitidos e cerca de 3 mil estão em layoff – situação em que a empresa dispensa seus funcionários e seus salários passam a ser pagos em parcelas divididas entre a empresa e o governo – pelo país”, explicou.
Essa realidade é grave e preocupa não só o sindicato, mas os cerca de 5 mil funcionários Mitsubishi em Catalão. A direção do SIMECAT alegou ter buscado respostas no alto escalão da empresa, mas ainda não obtiveram êxito.
Por: Gustavo Veira/Foto: reprodução