Passaredo começa a operar o transporte público em Catalão
Nova frota de ônibus começou a operar nesta segunda-feira (01/9) na cidade de Catalão. A linha Pastrans, da Passaredo Transportes Rodoviários, atende a um pedido emergencial do prefeito Jardel Sebba (PSDB) para melhor oferecer à população digno atendimento no setor, segundo o que ele mesmo explicou. Para isso, foi necessário o rompimento do contrato com a Transduarte que operava no município há cerca de 30 anos.
A medida foi anunciada em seu gabinete no dia 31 de agosto e espera Jardel que a mudança venha trazer benefícios significativos aos catalanos. “Fizemos várias tentativas de conciliação para melhoria do serviço prestado aos usuários. Entretanto, até então, a empresa (Transduarte) não havia correspondido às exigências e o serviço estava muito ruim, deixando muito a desejar. Instauramos uma comissão de investigação deste março do ano passado, demos todas as chances à ela, mas nada tão expressivo foi feito”, contou Jardel naquele período.
A Pastrans garante ao usuário a continuidade do valor da passagem (R$ 2,00) e propõe a redução do tempo de espera nos pontos de ônibus, isso como principal estratégia para melhor atender a população. Para isso, ela conta com 14 veículos, quatro a mais que a quantidade de ônibus utilizada pela ex-concessionária.
A Transduarte teria até 2016 para atuar e o cancelamento do contrato deverá gerar ônus de aproximadamente R$ 18 milhões aos cofres públicos do município. Os proprietários da empresa entraram com pedido de liminar na Justiça para suspender a decisão do prefeito, e segundo Jessé Gabriel, gerente administrativo da companhia, o parecer ainda não foi completamente estudado pelo juiz no caso e que por enquanto só tem a aguardar o parecer do mesmo. Seus donos não foram encontrados por nossa reportagem.
Por: Gustavo Vieira