Sem categoria

Coreia popular denuncia EUA por agravamento de tensões na Península

Spread the love

O diário Rodong Sinmun, do Partido do Trabalho da Coreia Popular, denunciou na sexta-feira que os Estados Unidos procuram agravar as tensões na Península Coreana, com a realização dos maiores exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul em 20 anos, realizados após as propostas de paz de Pyongyang.

 

IHS Jane

Forças Armadas Nucleares da Coreia PopularForças Armadas Nucleares da Coreia Popular

O artigo afirma que a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) organizou em resposta exercícios de autodefesa. Isso foi usado pelos Estados Unidos como um pretexto para apresentar no Conselho de Segurança das Nações Unidas uma queixa, qualificando as manobras de “ameaçadoras e violatórias de suas resoluções”.

O Rodong Sinmun destaca que são anunciados novos exercícios conjunto entre os EUA e o Estado títere da Coreia do Sul para meados de agosto, sob o pretexto de que se trata de um “treinamento anual”.

Segundo o diário, os fatos demonstram que Estados Unidos são o ator principal da ameaça à destruição da paz e da segurança na Península Coreana.

O jornal acrescenta que “a RPDC redobrará seus esforços para consolidar o poder de dissuassão nuclear, enquanto as ameaças e chantagens” de Washington persistirem.

A crescente ameaça nuclear e o desafio dos Estados Unidos exigem que a RPDC fortaleça quantitativa e qualitativamente as forças armadas nucleares do país, para salvaguardar a dignidade e a segurança da Coreia Popular e para manter a paz na Península.

Recentemente, a emissora de rádio pública Voz da Rússia afirmou que “a política [dos EUA], que menospreza a posição da Coreia, impele a conversão do país em potência nuclear”.

Criar uma força armada nuclear poderosa foi uma opção justa de autodefesa da RPDC para defender a soberania e a paz.

Ante a ameaça contínua dos EUA, a RPDC não tem outro remédio que seguir consolidando seu poder de dissuassão nuclear

Do Portal Vermelho, com informações da embaixada da RPDC no Brasil