Semana Nacional de Trânsito é realizada em Catalão
A Superintendência Municipal de Trânsito de Catalão (SMTC) começou hoje atividades alusivas à programação oficial da Semana Nacional de Trânsito em Catalão. O tema deste ano é “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”. Segundo a SMTC a programação conta com palestras, blitzes educativas, orientações de conscientização, distribuição de material de campanha, exposição de veículos acidentados e atividades de promoção até o dia 27.
Como parte das ações de conscientização um veículo destruído por um acidente está exposto na Avenida 20 de Agosto para que todos possam ver o que a inconsequência no trânsito pode causar. Uma série de eventos e atividades é destinada aos condutores em geral, adultos e crianças.
O trabalho é executado com apoio da Prefeitura de Catalão e a Semana Nacional de Trânsito completa 16 anos de realização, desde a criação do Código Brasileiro de Trânsito em 1997.
A doméstica Eliene Costa disse que ficou atônita ao ver o veículo totalmente destruído e afirmou que iniciativas assim podem servir para que os condutores tenham mais reponsabilidade no trânsito.
“Isso é assustador mesmo, mas muitos veem, sentem alguma coisa e depois se esquecem. Não se lembram disso antes de cometer uma imprudência”, comentou o pedreiro Aurélio de Assis Oliveira.
Coincidentemente conversamos também com aposentado Bonaldo Simões Gusmão, ex-chefe da Polícia Rodoviária Federal de Catalão, que estava observando o veículo destruído. Segundo ele ações assim são de fundamental importância e devem sempre servir de incentivo para a diminuição dos acidentes no trânsito. “Eu também fiz muito isso. Infelizmente muitos se tocam apenas no momento que presenciam essa cena, mas depois se esquecem de que eles podem fazer parte dessa triste realidade se não respeitarem as leis de trânsito”.
Essa campanha envolve também a Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, órgãos públicos e todas as esferas de governo que podem atuar em conjunto ou distintamente na campanha.
Por: Gustavo Vieira