Sem categoria

Prefeitura planeja restauração do Morrinho de São João

Spread the love

Museu de Arte Sacra, ponto de apoio ao visitante e reforma da igreja podem fazer parte do projeto

Considerado um dos principais cartões postais de Catalão e reconhecido como patrimônio histórico municipal, o Morrinho de São João pode ganhar nos próximos meses um projeto de revitalização urbana e arquitetônica. Na manhã desta segunda-feira (21), Clayton França, arquiteto especialista em restauração de patrimônio histórico de Araguari (MG), visitou o local para realização de um laudo técnico, visando a restauração de todo o complexo.

Entre as novidades que poderão compor o projeto estão a criação de um museu de Arte Sacra, um ponto de apoio ao visitante, reforma da igreja e até a possibilidade da criação de um pequeno café. Clayton França foi convidado pela Prefeitura de Catalão para a elaboração do projeto. Ele destacou os pontos que podem ser melhorados no Morro: “A finalidade do projeto será promover uma possibilidade de uso do local por parte da comunidade. A restauração tem que estar atrelada a um uso, pois o uso dá dinamismo ao espaço. Vejo possibilidades de uma interação maior com os visitantes”.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Mendonça, em 2013, a Prefeitura firmou um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Goiás (MP-GO) para restauração do morro com serviços de drenagem, implantação de cercas vivas e definição das famílias que moram em área irregular, próxima ao morro. “Não está dentro do TAC a revitalização da igreja e do complexo. Mas entendemos que o morrinho é um local importante de Catalão, e o prefeito Jardel Sebba faz questão dessa restauração completa”, explicou.

A primeira etapa será cumprir o que está disposto no TAC e seguir com a revitalização da área, incluindo a reforma da igreja, o projeto luminotécnico, que prevê iluminação adequada do espaço, e sistema de segurança. “Estamos lidando com profissionais altamente capacitados. Depois dessa visita eles vão nos apresentar um lauto técnico e um orçamento para que possamos iniciar as obras”, adiantou Mendonça.

Representantes do departamento de História da Universidade Federal de Goiás e do segmento de cultura de Catalão também acompanharam a visita, como a diretora do Centro Cultural Labib Faiad, Meire Mendonça, e o presidente da Fundação Cultural Maria das Dores Campos, Rafael Purcina. “O Morrinho de São João tem uma importância histórica na parte cultural e religiosa para Catalão. Um patrimônio dos catalanos que precisa ser conservado”, defendeu Purcina.

Confira no link a cobertura fotográfica completa da visita técnica ao Morrinho de São João:  https://www.flickr.com/photos/prefeituracatalao/sets/72157645767909176/

   

Fonte: ASCOM / Prefeitura