Gente boa do Blog, foi reinaugurada na semana passada a Estação Ferroviária de Urutaí que completou 100 anos de história. Através de seus trilhos, muito progresso chegou na cidade e na região, marcaram presença entre várias autoridades políticas, o prefeito de Urutaí Nelson Donizete, a diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) Salma Saad, agente cultural Sandro de Lima, poeta Bariani Hortêncio, memorialista Hamilton Carneiro, Heitor Lima médico, culturalista e incentivador da restauração, presidente da Academia Urutaína de Letras, Ubiratan Galli.
Com direito a apresentação de banda marcial, cultural, show musical, exposição de produtos culturais e artísticos, quase uma centena de cidadãos e cidadãs, puderam reviver os gloriosos tempos da “Estrada de Ferro”.
Vários painéis demonstrativos do centenário de história da estação foram montados para contemplação do público presente “Esse dia restaurou minha alma” declarou emocionado o médico e poeta Heitor Lima com voz trêmula e lágrimas nos olhos, ele relembrou de quando era criança e passeava pelo lugar.
Já o memorialista e naturalista Hamilton Carneiro, após declamar uma poesia de Gabriel Garcia Marquez e traçar uma breve história também de seus tempos de criança, relembrando inclusive de quando era engraxate e o passageiro pegou o trem sem lhe pagar os devidos centavos, “A atração era esperar o trem” finalizou o saudosista Hamilton Carneiro apresentador do programa Frutos da Terra da TV Anhanguera.
A diretora do IPHAN, Salma Saad, cumprimentou o amigo prefeito Nelsinho, lembrando de seu esforço e determinação para que a obra fosse realizada, lembrou dos operários da obra, dos milhares dos ex-ferroviários que com força e dedicação por quase um século, fizeram história em Goiás, disse também “Ninguém faz nada sozinho” ressaltando as parcerias realizadas entre o governo federal e a prefeitura de Urutaí.
Além da Estação Ferroviária, existe agora um espaço para sustentabilidade, um café cultural, palco e arquibancada, tudo para dar vida a cultura na cidade.
Finalizando a inauguração, o prefeito Nelsinho, primeiramente agradeceu a Deus, ao IPHAN e ao governo federal pela parceria, a todos que de alguma forma contribuíram para que esse momento tão importante chegasse. O prefeito é um dos grandes incentivadores da cultura na Região Sudeste, sempre solícito tem colaborado com artistas e artesãos que procuram sua administração para parcerias.
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…