Francisco esteve de surpresa em missa na praça São Pedro, antecipando a previsão de uma aparição pública que era esperada para a Páscoa
Publicado pelo Portal Vermelho
O papa Francisco surpreendeu peregrinos que ocupavam a praça São Pedro neste domingo (6). O pontífice apareceu ao público da missa, abençoou os presentes e fez uma saudação: “Bom domingo a todos! Muito obrigado!”
A missa fazia parte do Jubileu dos Enfermos e do Mundo da Saúde. De acordo com o Vaticano estavam presentes cerca de 20 mil peregrinos entre pacientes, médicos, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, profissionais da saúde e voluntários, provenientes de mais de 90 países.
Antes de aparecer ao público pela primeira vez desde que deixou a policlínica Gemelli, em Roma, depois de ficar 38 dias internado devido a um quadro de pneumonia, o Santo Padre recebeu o sacramento da reconciliação na Basílica de São Pedro. A previsão inicial era de que o papa somente estaria com o público na Páscoa, em 20 de abril.
Leia mais: Papa Francisco reconhece o brasileiro Padre Ibiapina como Venerável
Ainda em recuperação, Francisco deixou a internação há duas semanas e permanece com o auxílio de oxigênio e cadeira de rodas. Sua santidade permanece com tratamentos como o de fisioterapia motora e respiratória.
O pontífice foi efusivamente saudado ao atravessar o caminho até o palco. Além da leitura da homilia, preparada por Francisco, pelo arcebispo Rino Fisichella, pró-prefeito do Dicastério para a Evangelização, responsável pela missa, ao final, já com a presença do papa, foi lida uma mensagem por uma fiel que ele também organizou: “Sua Santidade o Papa Francisco saúda com afeto todos os que participaram desta celebração e agradece do fundo do coração as orações dirigidas a Deus pela sua saúde, desejando que a peregrinação jubilar seja rica de frutos. Ele lhes concede a bênção apostólica, estendendo-a aos entes queridos, aos doentes e aos sofredores, bem como a todos os fiéis hoje reunidos.”
Angelus
A tradicional oração do Angelus, que recorda a Anunciação do Senhor, feita ao meio-dia de domingo, foi novamente publicada pelo Vaticano, enquanto Francisco se recupera. No texto, o pontífice, mais uma vez, faz um apelo pela paz mundial e falou sobre a sua recuperação: “Caríssimos, assim como durante a minha hospitalização, também agora, na minha convalescença, sinto o “dedo de Deus” e experimento a sua carícia cuidadosa.”
E também destacou o dia do Jubileu dos enfermos e do mundo da saúde: “peço ao Senhor que esse toque de seu amor possa alcançar aqueles que sofrem e encorajar aqueles que cuidam deles. E rezo pelos médicos, enfermeiros e profissionais da saúde, que nem sempre são ajudados a trabalhar em condições adequadas e, às vezes, são até vítimas de agressão. Sua missão não é fácil e deve ser apoiada e respeitada. Espero que os recursos necessários sejam investidos em tratamento e pesquisa, para que os sistemas de saúde sejam inclusivos e atentos aos mais frágeis e aos mais pobres.”
Sobre o apelo pela paz, disse que continua rezando pela paz na Ucrânia, em todo Oriente Médio, Sudão e Sudão do Sul, na República Democrática do Congo, Haiti e em Mianmar, atingida por um terremoto. Em referência a Gaza, indicou que “as pessoas são reduzidas a viver em condições inimagináveis, sem abrigo, sem comida, sem água potável” e pede que “as armas sejam silenciadas e o diálogo seja retomado; que todos os reféns sejam libertados e a população seja socorrida.”
Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…
HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…
Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…
Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas? Causas vão…
Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia Datafolha mostra que brasileiros…