No Instagram, índice é de 63%. Levantamento refletiu comportamento das redes no julgamento do STF que acolheu denúncia sobre tentativa de golpe contra ex-presidente e mais 7
Publicado pelo Portal Vermelho
Além de representar uma derrota no âmbito jurídico e político para Jair Bolsonaro, a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de torná-lo réu por tentativa de golpe também trouxe abalos em sua popularidade no âmbito das redes sociais, “habitat natural” da extrema-direita. No universo dos posts opinativos sobre o julgamento (36%), 56% mostraram-se favoráveis ao resultado, ante 44% que foram contrários.
A outra parte dos posts, 64%, foram apontados como neutros, sem emissão de opiniões, o que deve refletir, em boa medida, publicações noticiosas. As informações fazem parte de levantamento da Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados, divulgado nesta sexta-feira (28).
A pesquisa também apontou diferenças entre as redes sociais. Preferido da extrema-direita, no X, do total de posts analisados, 53% comemoraram a decisão do STF e 42% criticaram. Apenas 5% do conteúdo sobre o tema foi feito em tom neutro. Levando-se em conta apenas os posts opinativos, o placar seria 56% a favor e 44% contrários à decisão.
Leia também:Movimentos chamam população a lutar, dia 30, por punição e contra anistia aos golpistas
De acordo com a Nexus, o Facebook é a plataforma que mais teve presença de conteúdos neutros sobre o tema (69%), seguido do Instagram (67%).
No primeiro, 17% das postagens foram favoráveis ao indiciamento e 14%, contrárias. Quando analisados apenas os posts opinativos, 55% aprovaram a decisão e 45% desaprovaram. Já no Instagram foram 20% a favor e 12% contra. Considerando-se os posts opinativos, 63% foram favoráveis e 37%, contrários.
Na avaliação de Marcelo Tokarski, CEO da Nexus, “os dados mostram que a mobilização de publicadores foi maior entre os apoiadores da condenação, enquanto a mobilização das pessoas em geral se deu em movimento contrário, pois os posts críticos à decisão do STF representaram mais da metade do total de interações. Isso mostra que os críticos de Bolsonaro até se mobilizaram mais para publicar sobre o tema, mas foram os perfis de direita que se mobilizaram melhor para gerar conversas digitais a respeito do tema”.
De um total de 18.823 posts coletados no X, Facebook e Instagram, a Nexus analisou qualitativamente uma amostra de 551 publicações, que, juntas, representam 90% das interações geradas por esses conteúdos em cada rede.
Golpe Militar, 31/03: Relembrar para não permitir outros golpes “A tática é a de…
Senado lança série História da Ditadura: do golpe militar à redemocratização A coletânea foi…
STF pede que PGR se manifeste sobre prisão preventiva de Bolsonaro Vereadora do Recife…
Projeto quer antecipar inelegibilidade de quem promove trabalho escravo A proposta é que o…
Gente boa do Blog, servidores da Universidade Estadual de Goiás (UEG) paralisaram as atividades na…
Prognóstico para a semana: Teremos sol e variação de nebulosidade, com a ocorrência de pancadas…