Entre os brasileiros estão Drauzio Varella, Ignácio de Loyola Brandão, Lázaro Ramos, Marcelo Rubens Paiva e Marilena Chaui. Evento acontece de 14 a 22 de junho, em São Paulo
Publicado pelo Portal Vermelho
A Feira do Livro 2025 — que acontece no Pacaembu, em São Paulo, entre os dias 14 e 22 de junho — anunciou, nesta terça-feira (25), sua primeira lista de 40 autores convidados para o jovem, mas já tradicional, evento literário. Entre eles estão nomes consagrados de diferentes estilos da literatura nacional e internacional.
Segundo os organizadores, ao todo devem participar mais de 150 autores. Entre os brasileiros já anunciados estão Amara Moira, Cidinha da Silva, Drauzio Varella, Edyr Augusto, Ignácio de Loyola Brandão, Lázaro Ramos, Marcelo Rubens Paiva, Marilena Chaui e Yamaluí Kuikuro Mehinaku.
A lista de nomes estrangeiros traz uma forte presença de autores portugueses, como Lídia Jorge, Afonso Cruz, Alexandra Lucas Coelho e Fernando Rosas. Entre os de língua espanhola estão a chilena Lina Meruane e o argentino Pedro Mairal. Dos Estados Unidos, vem a geógrafa Ruth Wilson Gilmore.
O evento contará com debates gratuitos e encontros com o público. Cerca de 150 expositores também já foram confirmados, entre editoras, livrarias e instituições dedicadas ao livro e à leitura.
“Como ocorreu nas edições anteriores d’A Feira do Livro, a curadoria aposta na pluralidade de ideias, gerações e pontos de vista, buscando uma mistura entre perspectivas culturais, raciais, intelectuais, sociais e literárias”, afirma a Associação Quatro Cinco Um, idealizadora do evento.
“Sendo o festival literário de São Paulo, desde a primeira edição temos uma atenção à multiplicidade de vozes e também aos autores paulistanos. Este ano estamos felizes em anunciar a presença de um grupo representativo dos escritores que nasceram ou fizeram sua carreira na cidade, ou a representaram em seus livros”, explica Paulo Werneck, um dos organizadores e editor da revista literária Quatro Cinco Um.
No grupo desses paulistanos por nascimento ou adoção estão Ignácio de Loyola Brandão, Bia Bracher, Tati Bernardi, Oscar Nakasato, Marcelo Rubens Paiva, Ricardo Terto, Neide Rigo, Ricardo Cardim, Martha Nowill, Cidinha da Silva, Marilena Chaui e Amara Moira.
De acordo com os organizadores, a expectativa é que a feira receba, neste ano, um público maior do que o de 2024, quando 64 mil pessoas passaram pelo evento, que contou com 170 convidados.
A Feira do Livro acontece desde 2022 na Praça Charles Miller e tem parte de sua programação realizada durante o feriado de Corpus Christi, o que facilita a presença de pessoas de fora da cidade.
O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet – Incentivo a Projetos Culturais; Associação Quatro Cinco Um, organização sem fins lucrativos dedicada à difusão do livro e da leitura no Brasil; Maré Produções, especializada em exposições e feiras culturais e em parceria com a Prefeitura de São Paulo.
Prognóstico para a semana: Teremos sol e variação de nebulosidade, com a ocorrência de pancadas…
Vila Nova é Campeão Goiano 4Play 2025 Tigrão vence jogo da volta, diante do Anápolis,…
Denunciado pelo MPGO, homem é condenado a mais de 26 anos de prisão pela morte…
STF vai decidir se lei que extinguiu “saidinha” se aplica a presos que já cumpriam…
Entregadores de APPs fazem greve, nesta segunda (31), por direitos e contra precarização Trabalhadores…
Filme revive confronto histórico entre estudantes e ditadura militar “A Batalha da Rua Maria…