documentário, Milton Bituca Nascimento, Milton Nascimento, Última Sessão de Música
Registros de Flavia Moraes retrataram a turnê “A Última Sessão de Música” e traz Caetano, Gil, Mano Brown, Chico Buarque, Quincy Jones, Spike Lee, além de narração de Fernanda Montenegro
Publicado pelo Portal Vermelho
Chega aos cinemas nesta quinta (20) o documentário “Milton Bituca Nascimento” que registra a turnê mundial de despedida dos palcos de um dos mais célebres artistas nacionais. A diretora Flavia Moraes acompanhou os shows que rodaram o mundo com “A Última Sessão de Música”, entre 2022 e 2023.
A diretora, à Folha de S. Paulo, revelou que é muito mais um “road movie” do que propriamente um documentário. As cenas contêm trechos de entrevistas com artistas que formulam uma narrativa cadenciada sobre a obra de Milton Nascimento, além da narração feita por Fernanda Montenegro.
Participam Caetano Veloso, Gilberto Gil, Mano Brown, Chico Buarque, Lô Borges, e figuras internacionais como Quincy Jones, Spike Lee e a cantora Esperanza Spalding, com a qual possui um álbum gravado.
Com shows que foram de Ouro Preto, São Paulo, Belo Horizonte a até mesmo Nova York e Londres, é possível obter pistas sobre a genialidade de Milton e os elementos complexos de sua obra amalgamada com a alma brasileira.
Leia mais: Deu no NY Times: Milton Nascimento é “uma divindade musical no Brasil”
Ao passo que acompanham o artista de 82 anos, a produção capta os desafios para realizar a turnê. Há dois anos Bituca convive com o diagnóstico de Parkinson e a produção cuidou de forma sensível o que deveria ser captado. A ideia foi mostrar o florescimento do artista com o desenrolar dos shows pelo mundo, com a arte completando a vida.
Além do filme, será lançado o álbum chamado “ReNascimento” com 12 faixas que trazem outros artistas interpretando músicas do repertório de Milton. Dentre as participações está a da cantora Sandy. A produção feita por Victor Pozas tem previsão de lançamento em 10 de abril pela Universal. O disco é visto como parte integrante do projeto (documentário + álbum), sendo que foram produzidos concomitantemente, tendo trecho do registro musical filmado.
Na pré-estreia do documentário, no Rio de Janeiro (RJ), na última segunda-feira (17), Milton Nascimento declarou: “Meu sentimento em relação ao filme é de muita felicidade, principalmente quando penso nos tantos amigos preciosos que a vida me deu e que estão ali presentes. Sou grato por todo o carinho e amor que recebo de tanta gente. Durante toda a minha trajetória, fui guiado pelas amizades e pela música e isso é o que realmente importa na minha vida”, disse Milton Nascimento.
Confira o trailer de “Milton Bituca Nascimento”:
Veja a programação dos locais que passarão o filme no Brasil:
*Com informações Folha e Agência Brasil
Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…
HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…
Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…
Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas? Causas vão…
Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia Datafolha mostra que brasileiros…