Categories: Sem categoria

Copom eleva Selic a 14,25%, maior patamar desde 2016

Spread the love
FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp

Copom eleva Selic a 14,25%, maior patamar desde 2016

“O aumento para 14,25% traz consequências significativas: elevação da dívida pública, agravamento do endividamento familiar e comprometimento do crescimento econômico nacional”, alerta Humberto Costa

Beto Nocit-BCB/Site do PT

“O PT mantém sua posição crítica em relação à taxa Selic”, disse Humberto Costa

Em comunicado emitido na noite desta quarta-feira (19), o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu aumentar mais uma vez a taxa básica de juros, a Selic. A alta estipulada pelo Copom foi de um ponto percentual. Com isso, a taxa saltou de 13,25% para 14,25%, elevando a Selic ao maior valor desde outubro de 2016. Este é o quinto aumento aplicado, o que incide nas taxas de juros cobradas por instituições financeiras.

Em comunicado oficial, o Copom justificou a alta e avisou que um novo aumento poderá se seguir, a depender dos rumos da conjuntura econômica, na próxima reunião, marcada pra 6 e 7 de maio. “Diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião”, diz trecho do documento.

“O PT mantém sua posição crítica em relação à taxa Selic”, reagiu o senador e presidente do PT, Humberto Costa (PE), pela rede X, após o anúncio. “O recente aumento para 14,25%, já previsto pela gestão Campos Neto, em dezembro, traz consequências significativas: elevação da dívida pública, agravamento do endividamento familiar e comprometimento do crescimento econômico nacional”, alertou o senador.

 

O senador ponderou que espera que o colegiado interrompa em breve a trajetória ascendente da Selic para encerrar o arrocho monetário no país, para o bem do povo brasileiro. “Esperamos que o Banco Central inicie um novo ciclo de redução da Selic, para que o crescimento econômico e a geração de emprego e renda passem a ser mais expressivos, condizentes com as acertadas políticas que o nosso governo tem empreendido”, observou Humberto Costa.

 

Impactos sobre a economia

As mudanças na Selic levam de seis a 12 meses para fazer efeito na economia, com as influências chamadas de “horizonte relevante”. O resultado a curto prazo, entretanto, é um estreitamento no acesso ao crédito por parte da população nos próximos meses, especialmente a de baixa renda.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) alertou para os efeitos deletérios da Selic sobre a economia nacional, sobretudo quando se considera a taxa de juros real, aquela considerada sem a inflação prevista em 12 meses. “O nível atual da Selic, que implica taxa de juros real de 8,5% a.a. (3,5 p.p. acima da taxa neutra estimada pelo Banco Central), já tem impactado fortemente a economia, que apresenta desaceleração mais aguda do que a prevista, tanto pela CNI, como por diversos analistas econômicos”, alertou Ricardo Alban, presidente da CNI, em comunicado da entidade divulgado após o anúncio.

Os juros, de acordo com a CNI, “inviabilizam investimentos e dificultam o acesso a recursos de capital de giro essenciais para as necessidades do dia a dia [das empresas]. Com isso, as empresas crescem menos e criam menos empregos, prejudicando a população”.

Da Redação

FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp
Blog do Mamede

Recent Posts

Iª Mostra De Cinema Documental de Pires do Rio

Gente boa do Blog, pelas lentes do  grande Jacy de Oliveira Filho, do Clube do…

7 horas ago

STF condena mais 16 pessoas pelos atos antidemocráticos de 8/1

STF condena mais 16 pessoas pelos atos antidemocráticos de 8/1 Os julgamentos foram realizados em…

12 horas ago

Prévia da inflação desacelera para 0,64% em março

Prévia da inflação desacelera para 0,64% em março Quedas no setor habitacional e no gás…

12 horas ago

Crédito do Trabalhador já movimenta R$ 340 milhões

Crédito do Trabalhador já movimenta R$ 340 milhões Em seus primeiros dias, empréstimo consignado registra…

13 horas ago

PM de SP reprime com violência ato contra privatização de linhas de trem

PM de SP reprime com violência ato contra privatização de linhas de trem   Manifestantes…

13 horas ago

STF marca os julgamentos dos outros núcleos acusados na trama golpista

STF marca os julgamentos dos outros núcleos acusados na trama golpista   A 1ª turma…

13 horas ago