Categories: Sem categoria

STF nega pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para aumentar prazo de resposta à denúncia

Spread the love

STF nega pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para aumentar prazo de resposta à denúncia

Ministro Alexandre de Moraes observou que as defesas tiveram amplo acesso aos autos e não há previsão legal para a extensão do prazo

Foto: Gustavo Moreno/STF

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou pedido da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro para aumentar o prazo de 15 dias dado para a defesa prévia dos acusados e eventuais contestações à denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Bolsonaro foi denunciado nesta terça-feira (18) na Petição (PET) 12100, com mais 34 pessoas, por crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada.

Entre outros pontos, a defesa alegou que não teve acesso integral às provas produzidas durante a investigação e pediu a extensão do prazo de 15 para 83 dias, tempo que a PGR teve para analisar o relatório da Polícia Federal, ou a sua duplicação. Requereu ainda o direito de se manifestar apenas após a apresentação da defesa prévia do colaborador, o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens da Presidência da República Mauro Cid. As informações do acordo serviram de base para a busca de provas na investigação conduzida pela Polícia Federal.

Acesso a provas

Em relação ao aumento dos prazos, o ministro salientou que não há previsão legal nesse sentido. Ele também negou o pedido para que a apresentação de defesa prévia ocorresse apenas após a manifestação de Mauro Cid, porque que a legislação só assegura esse direito aos réus, ou seja, após a instauração de eventual ação penal, na apresentação de alegações finais, e não a essa fase procedimental.

O relator explicou que, ao contrário do alegado pelos advogados de Bolsonaro, a defesa teve acesso amplo e integral aos elementos de prova já documentados nos autos. Ele lembrou que, após o cumprimento das diligências necessárias à investigação, retirou o sigilo do caso e, mesmo disso, o andamento processual registra que os advogados do ex-presidente retiraram cópias dos autos e deram ciência de despachos.

Ainda de acordo com o ministro, um despacho assinado nesta quarta-feira (19) autorizou às defesas de todos os denunciados o amplo acesso a outros procedimentos que embasaram a denúncia, inclusive vídeos e mídias eletrônicas, para pleno conhecimento das investigações, à exceção das diligências em andamento.

Leia a íntegra da decisão.

Blog do Mamede

Recent Posts

HÁ 269 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 269 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA – SINE 1. Acabador…

1 dia ago

Nepotismo: acolhendo pedido do MPGO, Justiça determina afastamento de filho do prefeito de cargo de secretário municipal de Pontalina

Nepotismo: acolhendo pedido do MPGO, Justiça determina afastamento de filho do prefeito de cargo de…

1 dia ago

STF dá 48 horas para que Rumble indique representante legal no Brasil

STF dá 48 horas para que Rumble indique representante legal no Brasil Ministro Alexandre de…

1 dia ago

Delação de Cid expõe golpe e detalha outros crimes de Bolsonaro

Delação de Cid expõe golpe e detalha outros crimes de Bolsonaro   Sigilo da delação…

1 dia ago

Celulares nas escolas: novas regras definem quando o uso é permitido

Celulares nas escolas: novas regras definem quando o uso é permitido   Governo estabelece normas…

1 dia ago

Bolsonaristas sofrem reveses no Congresso diante da denúncia contra golpistas

Bolsonaristas sofrem reveses no Congresso diante da denúncia contra golpistas   Além de verem o…

1 dia ago