Índice do Banco Central foi divulgado nesta segunda (17). No trimestre fechado em dezembro, incremento foi de 4,4%, com pequeno recuo em relação a novembro
Publicado pelo Portal Vermelho
Na contramão do clima de crise que a oposição bolsonarista e o mercado procuram estimular, a economia brasileira tem vivido um momento positivo, conforme mostra o Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Banco Central.
O resultado de dezembro veio após uma alta de 0,10% em novembro. Ainda de acordo com o BC, na comparação com dezembro de 2023, os dados mostram que o IBC-Br cresceu 2,4%. No acumulado em 12 meses, o índice também teve um avanço de 3,8%.
Leia também: Haddad diz que inflação está controlada no Brasil
Outro dado positivo que corrobora esse cenário é o índice obtido no trimestre fechado em dezembro, quando foi verificado um incremento de 4,4% da atividade econômica.
O IBC-Br é visto como uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), calculado oficialmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice acompanha mês a mês a atividade econômica e antecipa possíveis pressões inflacionárias.
Monitor do PIB
Convergente com o IBC-Br, ainda que com pequena diferença, o Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas, também divulgado nesta segunda (17), apontou para um crescimento de 3,5% da economia brasileira em 2024. Houve avanços em todos os setores no acumulado de 2024, com exceção da agropecuária, que registrou queda de 2,5%.
“A indústria, os serviços e o consumo das famílias apresentaram resultados ainda melhores em 2024 dos que os já elevados crescimentos registrados em 2023. Pode-se afirmar que em 2024, em termos de atividade econômica, o Brasil teve um ótimo resultado”, avalia a economista e coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, segundo a Agência Brasil.
Considerando esse resultado, o país soma quatro anos seguidos de crescimento da economia. A última queda foi de 3,3% em 2020. Em 2023, o PIB teve expansão de 3,2%.
Com agências
HÁ 269 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA – SINE 1. Acabador…
Nepotismo: acolhendo pedido do MPGO, Justiça determina afastamento de filho do prefeito de cargo de…
STF dá 48 horas para que Rumble indique representante legal no Brasil Ministro Alexandre de…
STF nega pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para aumentar prazo de resposta à denúncia Ministro…
Delação de Cid expõe golpe e detalha outros crimes de Bolsonaro Sigilo da delação…
Celulares nas escolas: novas regras definem quando o uso é permitido Governo estabelece normas…