Possibilidades testadas pela AtlasIntel mostram presidente à frente nos dois turnos
Publicado pelo Portal Vermelho
Pesquisa AtlasIntel divulgada nesta terça-feira (11) mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como favorito às eleições presidenciais de 2026 em todos os cenários testados — três de primeiro e cinco de segundo turno.
Na primeira pergunta, foram colocados os mesmos candidatos das eleições de 2022, ainda que Jair Bolsonaro (PL) esteja inelegível. Neste caso, Lula (PT) teria 44% contra 40% do ex-capitão.
Na sequência aparecem a ministra Simone Tebet (MDB), com 4,9% e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 2,4%. Outros candidatos daquele pleito somam 2,4%. Já os votos bancos e nulos tiveram 1,5% e 2% não souberam opinar.
Ao testar o primeiro cenário de primeiro turno, Lula aparece com 41,1% das intenções de voto, contra 26,2% do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Leia também: Lula pede a prefeitos e prefeitas união nacional para desenvolver o país
Em seguida, aparecem o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 5,9%; o cantor Gusttavo Lima (sem partido), 5,6%; Simone Tebet (MDB), 4,1%; e o senador Sergio Moro (União), 3,3%. No pelotão seguinte, vêm o coach Pablo Marçal (PRTB), com 2,4%; a ministra Marina Silva (Rede), 1,4%; e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), com 0,9%. Os que não souberam ou disseram votar branco ou nulo somaram 9,1%.
No segundo cenário de segundo turno, o levantamento aponta Lula (PT) com 40% e o deputado Eduardo Bolsonaro com 24,2%. Em seguida, estão: Ronaldo Caiado (União), com 7,5%; Gusttavo Lima (sem partido), 5,2%; Simone Tebet (MDB), 4,4% e Sergio Moro (União), com 4,2%.
Pablo Marçal (PRTB) aparece com 3,4%; Marina Silva (Rede) com 2,2% e Eduardo Leite (PSDB) com 1,5%. Neste caso, 7,5% disseram não saber em quem votar ou optaram por branco ou nulo.
Segundo turno
Quando testados cenários de segundo turno, Lula tem menor vantagem sobre Tarcísio de Freitas e a maior contra Pablo Marçal. No primeiro caso, o presidente teria 45,7% ante 44,7% do governador de São Paulo; 9,6% optaram por branco/nulo ou disseram não saber.
Nos cenários seguintes, a vantagem é maior:
Lula 47,4% x Caiado 36,5 – brancos/nulos/não sabem: 16,1%
Lula 47,6% x Jair Bolsonaro 43,4% – brancos/nulos/não sabem: 9%
Lula 49,6% x Eduardo Bolsonaro 36,4% – brancos/nulos/não sabem: 14%
Lula 49,8% x Pablo Marçal 29,7% – brancos/nulos/não sabem: 20,5%
A pesquisa ouviu 3.125 pessoas entre os dias 27 e 31 de janeiro e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Com agências
HÁ 269 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DO TRABALHO E RENDA – SINE 1. Acabador…
Nepotismo: acolhendo pedido do MPGO, Justiça determina afastamento de filho do prefeito de cargo de…
STF dá 48 horas para que Rumble indique representante legal no Brasil Ministro Alexandre de…
STF nega pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro para aumentar prazo de resposta à denúncia Ministro…
Delação de Cid expõe golpe e detalha outros crimes de Bolsonaro Sigilo da delação…
Celulares nas escolas: novas regras definem quando o uso é permitido Governo estabelece normas…