Categories: Sem categoria

MPGO/Gaeco dá apoio a operação do MPPR/Gaeco contra organização criminosa milionária com atuação nacional ligada a jogos de azar

Spread the love
FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp

MPGO/Gaeco dá apoio a operação do MPPR/Gaeco contra organização criminosa milionária com atuação nacional ligada a jogos de azar

MPGO/Gaeco e PCGO cumprem mandado em Goiânia

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), realizou nesta quinta-feira diligências em apoio à Operação Las Vegas, deflagrada pelo Gaeco – Núcleo Londrina do  Ministério Público do Paraná (MPPR) contra uma organização criminosa com atuação nacional na exploração de jogos de azar e na prática de usura e lavagem de dinheiro. As medidas judiciais foram deferidas pelo Juízo da 5ª Vara Criminal de Londrina.

Houve o cumprimento de mandados de busca e apreensão em diversos municípios do país, sendo 5 em Goiânia: 3 de busca e apreensão e 2 de intimação, além de um ofício de notificação de medida cautelar contra empresa investigada. Também foram cumpridos mandados em Londrina-PR (12), Cambé-PR (2), Brasília-DF (1), Itapema-SC (4) e Balneário Camboriú-SC (1), além de três mandados de prisão e 14 de imposição de medidas cautelares diversas da prisão. Também apoiaram a operação os Gaecos do Distrito Federal e Santa Catarina e a Polícia Civil de Goiás

Com base na investigação, a Justiça determinou o bloqueio de sites de apostas e sistemas on-line de gestão de jogos ilegais hospedados no Brasil e no exterior, o bloqueio de páginas do Instagram e do YouTube, o sequestro e a restrição de circulação de 236 veículos automotores e o sequestro de 18 imóveis e de valores em dinheiro. O montante a ser bloqueado nas contas bancárias dos investigados chega a quase R$ 150 milhões.

O líder do esquema criminoso foi preso em 2011 na Operação Jogo Sujo II, do Gaeco, mas continuou operando jogos ilegais e ampliou o esquema criminoso, passando a atuar em todo o país. As apurações revelaram que a organização criminosa agia de maneira empresarial na exploração de jogos ilegais (jogo do bicho e similares) em diversos estados, como Paraná, Santa Catarina e Goiás.

Seus integrantes desenvolveram uma plataforma tecnológica para gestão e exploração dos jogos de azar, fornecida também a outros grupos criminosos de diversas regiões do país, mediante recebimento de percentual a título de comissão. Em uma das planilhas obtidas pelo Gaeco, constatou-se que em apenas um mês o esquema criminoso teve renda bruta de mais de R$ 40 milhões com o fornecimento do sistema para 81 adquirentes em diferentes regiões.

O dinheiro obtido com as práticas ilícitas era lavado por meio de três locadoras de veículos, possibilitando inclusive que outros criminosos (condenados por tráfico, receptação e furto) também se beneficiassem dessas empresas “lavando” dinheiro com a aquisição de veículos de luxo. Nesse esquema também eram utilizadas empresas de fachada em nome dos próprios investigados e de “laranjas”. A organização criminosa contava até mesmo com uma lotérica para a ocultação de valores ilícitos. Outro modo de dissimular os ganhos era a compra de imóveis de altíssimo padrão e de cotas de consórcio, bem como movimentações de dinheiro em espécie.


Apreensões realizadas em Santa Catarina

O líder do esquema criminoso e outros familiares investigados fugiram para os Estados Unidos no dia 17 de novembro de 2023, três dias após o Gaeco do Paraná deflagrar a Operação Engenho, que culminou com a prisão de ao menos dois integrantes da organização, responsáveis por controlar o setor de lavagem de dinheiro do grupo. Ao menos quatro investigados, todos pertencentes ao núcleo familiar do líder, seguem nos Estados Unidos.

A operação contou com o apoio da Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal – houve cumprimento de mandado de busca e apreensão contra um servidor da instituição.

(Texto: Assessoria de Comunicação do MPPR, com adaptações promovidas pela Assessoria de Comunicação do MPGO / Fotos: MPGO/MPPR/MPSC)

FacebookFacebookTwitterTwitterRedditRedditLinkedinLinkedinPinterestPinterestMeWeMeWeMixMixWhatsappWhatsapp
Blog do Mamede

Recent Posts

ABECAT Ouvidorense Enfrenta O Anápolis Futebol Clube Amanhã No Luiz Benedito

Gente boa do Blog, o time da ABECAT Ouvidorense enfrenta amanhã 01/03/2025  em Ouvidor, no…

12 minutos ago

STF reafirma que defesa de ex-presidente Bolsonaro teve acesso às provas que embasam denúncia

STF reafirma que defesa de ex-presidente Bolsonaro teve acesso às provas que embasam denúncia Em…

17 minutos ago

Padilha assume Saúde com missão de reduzir fila de espera do SUS

Padilha assume Saúde com missão de reduzir fila de espera do SUS   A fila…

20 minutos ago

População com ensino superior avança, mas desigualdades persistem

População com ensino superior avança, mas desigualdades persistem   Pretos e pardos com ensino superior…

22 minutos ago

Desemprego está em 6,5% no trimestre, menor percentual na série histórica do IBGE

Desemprego está em 6,5% no trimestre, menor percentual na série histórica do IBGE   Mesmo…

23 minutos ago