Categories: Sem categoria

8J: “Abraço da Democracia” repudia atos golpistas em Brasília

Spread the love

8J: “Abraço da Democracia” repudia atos golpistas em Brasília

 

Nesta quarta-feira (8), dois anos após os ataques aos prédios da Praça dos Três Poderes, comemora-se com amplo respaldo popular a vitória da democracia no Brasil

 

Golpistas escalam a cúpula do Senado. (Foto: Joedison Alves/Agência Brasil)

Pesquisa recente da Quaest revela que 86% dos brasileiros rechaçaram a tentativa de golpe de Estado que resultou na invasão e depredação dos prédios da Praça dos Três Poderes no 8 de janeiro de 2023. Ou seja, nesta quarta-feira (8), dois anos após os atos fascistas, comemora-se com amplo respaldo popular a vitória da democracia.

Até mesmo entre os brasileiros que votaram na extrema direita o golpismo é repudiado por 85%.

Portanto, o Abraço da Democracia, como está sendo chamado o ato desta quarta-feira, em Brasília, além de uma manifestação de repúdio, serve também como evento simbólico para que essa data jamais seja esquecida.

O assunto foi tratado, por exemplo, na conversa entre Lula e a atriz Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro pela sua tua atuação no filme “Ainda Estou Aqui”, pois o ato acontece dois dias após a premiação.

Leia mais: Rejeição aos atos de 8 de Janeiro permanece alta dois anos após os ataques

Assistido por mais de 3 milhões de espectadores, o longa trata sobre a trajetória de Eunice Paiva, que teve o marido, o ex-deputado federal Rubens Paiva, levado de casa em 1971 e morto pela ditadura militar brasileira.

“Não podia ter um momento melhor para o Brasil receber, com muito orgulho, essa premiação. Eu quero ver se a gente consegue transformar 2025 em um ano da defesa da democracia, para a gente possa fazer a nossa juventude aprender o que é democracia, para ela saber o valor da democracia”, disse Lula a Fernanda.

A atriz agradeceu e ressaltou a importância simbólica do prêmio e do resgate da cultura e da memória dos tempos do período da ditadura militar, em especial para as novas gerações.

“Ah, Lula, tão bonito vir esse prêmio agora. Uma coisa tão linda para a cultura, para a arte, que foi tão atacada. Esse filme ensinou muito jovem a entender o que é viver num estado sem direitos civis”, responde a atriz.

Laboratório montado no Palácio da Alvorada atua na restauração de obras destruídas no 8 de janeiro. (Foto: Wallisson Breno/Agência Brasil)

Programação

É nesse clima que se realizam os sucessivos eventos para reforçar a importância dessa data.

De acordo com o Planalto, haverá entrega de obras de arte destruídas pelos extremistas e restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça, além de descerramento do quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, e ato simbólico na Praça dos Três Poderes.

O primeiro momento será na Sala de Audiências, do Palácio do Planalto, às 9h30. No local, será feita a reintegração de obras de arte – relógio do século 18 e ânfora – tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos. O relógio foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro.

Também será comunicado o fim do processo de restauro, com a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça.

No segundo momento, ocorrerá no Palácio do Planalto, às 10h30, o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. O quadro teve sete perfurações durante a invasão do prédio.

E cinco alunos do projeto de Educação Patrimonial entregarão a Lula réplicas que produziram da ânfora e de As Mulatas.

O terceiro Momento será uma cerimônia com a presença de autoridades, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h. E o quarto momento será o ato Abraço da Democracia, na Praça dos Três Poderes.

“Trata-se de um ato simbólico com a participação do presidente Lula após o evento do Salão Nobre. O presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço”, diz nota do Palácio.

Autor
Blog do Mamede

Recent Posts

Secretário e Educação, Adilson Ciríaco, Em Reunião Com Diretores e Professores É Categórico, Ele É Quem Comanda

Secretário e Educação, Adilson Ciríaco, Em Reunião Com Diretores e Professores É Categórico, Ele É…

8 horas ago

8 de janeiro de 2023: dois anos após atos golpistas, democracia segue fortalecida

8 de janeiro de 2023: dois anos após atos golpistas, democracia segue fortalecida Nesta quarta-feira…

16 horas ago

Após ação do MPGO, ex-presidente da Câmara de Morrinhos vira réu em ação por improbidade administrativa

Após ação do MPGO, ex-presidente da Câmara de Morrinhos vira réu em ação por improbidade…

16 horas ago

Sidônio Palmeira assume Secom com desafio de comunicar realizações do governo

Sidônio Palmeira assume Secom com desafio de comunicar realizações do governo   O publicitário terá…

16 horas ago

Trump ameaça anexar Canadá em escalada de retórica expansionista

Trump ameaça anexar Canadá em escalada de retórica expansionista   Republicano sugere retomar o Canal…

16 horas ago

MPF pede explicações à Meta sobre fim de verificação de fatos

MPF pede explicações à Meta sobre fim de verificação de fatos   O deputado Orlando…

16 horas ago