Categories: Sem categoria

Lula participa de cerimônia em memória do 8/1

Spread the love

Lula participa de cerimônia em memória do 8/1

Além da entrega de obras de arte restauradas, programação inclui o Abraço da Democracia, organizado pelo PT, movimentos sociais e partidos políticos das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo

Criação PT redes

O PT defende o imediato arquivamento do projeto de lei que prevê anistia aos golpistas

O presidente Lula participa, na próxima quarta-feira (8), de cerimônia em memória dos episódios ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A cerimônia tem uma série de momentos previstos, ao longo do dia, como a entrega de obras de arte restauradas no Palácio da Alvorada e na Suíça, além de descerramento do quadro As Mulatas, de Di Cavalcanti, e ato simbólico na Praça dos 3 Poderes.

O 1º Momento será na Sala de Audiências, do Palácio do Planalto, às 9h30. Será feita a reintegração de obras de arte – relógio do século XVII e ânfora – tidos como símbolos da dificuldade e delicadeza dos reparos. O relógio foi consertado na Suíça sem custo para o governo brasileiro. Também será comunicado o fim do processo de restauro, com a entrega de 21 obras restauradas no Palácio da Alvorada e o relógio, na Suíça. Há previsão de imprensa de imagem.

Leia maisDatafolha: 62% dos brasileiros rechaçam anistia aos golpistas do 8/1

O 2º Momento ocorrerá no 3º andar do Palácio do Planalto, às 10h30. Será feito o descerramento da obra As Mulatas, de Di Cavalcanti. E cinco alunos do Projeto de Educação Patrimonial entregarão ao presidente Lula réplicas que produziram da ânfora e de As Mulatas.

O 3º Momento será uma Cerimônia com a presença de autoridades, no Salão Nobre do Palácio do Planalto, às 11h, com previsão da imprensa em geral.

Abraço da Democracia

O 4º Momento será o Abraço da Democracia, na Praça dos 3 Poderes. Trata-se de um ato simbólico com a participação de Lula após o evento do Salão Nobre. O presidente descerá a rampa do Palácio do Planalto com as principais autoridades e encontrará o público para esse abraço.

Participarão da cerimônia autoridades dos 3 Poderes, além de integrantes do Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Embaixada da Suíça, além de movimentos sociais.

Partido dos Trabalhadores está entre os organizadores do Abraço da Democracia, ao lado de movimenros sociais e partidos políticos das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

O PT reforça o repúdio da sociedade brasileira aos golpistas e seus comandantes, civis e militares. O partido defende o processo judicial com punição de todos os golpistas, a começar por Jair Bolsonaro, que já se encontra indiciado pela Polícia Federal por seus crimes contra a democracia. Defende também o arquivamento imediato do projeto de lei que prevê a anistia aos golpistas.

Da Redação, com informações do Site do Planalto

Blog do Mamede

Recent Posts

Temporais: Equatorial Goiás atenta para previsão de chuva forte e orienta clientes sobre riscos

Temporais: Equatorial Goiás atenta para previsão de chuva forte e orienta clientes sobre riscos Britânia,…

39 minutos ago

O prefeito sou eu! E Agora Velomar Rios?

O prefeito sou eu! E Agora Velomar Rios? Gente boa do Blog, o prefeito Velomar…

2 horas ago

Catalão: Ex-Prefeito Adib Elias Retorna À Catalão E Deverá Ter Primeiro Encontro Com Prefeito Velomar Rios

Catalão: Ex-Prefeito Adib Elias Retorna À Catalão E Deverá Ter Primeiro Encontro Com Prefeito Velomar…

3 horas ago

CATALÃO: EM COPASSO DE ESPERA

CATALÃO EM COPASSO DE ESPERA A expectativa em torno dos resultados das eleições de outubro…

4 horas ago

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro

Em dois anos, STF responsabilizou 898 pessoas por atos antidemocráticos de 8 de janeiro Balanço…

4 horas ago

Famílias de vítimas da ditadura têm reparação moral com retificação de certidão de óbito

Famílias de vítimas da ditadura têm reparação moral com retificação de certidão de óbito Em…

4 horas ago